domingo, 28 de dezembro de 2008

PROJETO PISTÓIA

....."E A COBRA FUMOU!"




HOMENAGEM DO 10º R C MEC - RAJ




A SEUS PRACINHAS NA FEB




Oito de maio de 1998! Era um dia festivo. Participaram nossos ex-pracinhas da formatura comemorativa ao "Dia da Vitória" das Forças Aliadas, conduzidos pelo militar mais antigo do Regimento Antonio João. Deleitavam-se ouvindo a banda do Regimento quando externaram o desejo de possuir uma gravação de nossos músicos militares.



Cel Paulo da Silva Magalhães, nosso comandante, tão logo teve conhecimento, determinou ao condutor dos "velhinhos" (Cap Mattos) que providenciasse a respeito.



O velho guerreiro pôs-se em campo. Seguindo a linha da simplicidade das coisas militares, concebeu o "Projeto Pistóia", constituído de duas partes:




1ª PARTE - Gravação de uma fita cassete, com trabalho alusivo aos pracinhas na FEB.


2ª PARTE - Galeria de fotos dos ex-pracinhas residentes em Bela Vista-MS, juntamente com a relação dos demais integrantes do contingente do 10º RCI, que integraram a Força Expedicionária Brasileira.



Para a gravação da fita cassete (1ª parte), foi solicitado o concurso do pessoal da banda de música do quartel do Regimento Antonio João, sediado em Bela Vista-MS, no que foi prontamente atendido. Estabeleceram um roteiro de hinos, canções e músicas populares que, ordenadas numa seqüência lógica, evocam os feitos e acontecimentos ligados àqueles heróis, no ir e vir ao/do teatro de operações da 2ª Guerra Mundial (1945), segundo o pensamento que segue:



01. Carruagens de Fogo - Esta música simboliza a convocação dos brasileiros aos quartéis, para formação da Força Expedicionária Brasileira (FEB).







Clique no link e ouça a música Carruagens de Fogo





2. Hino Nacional Brasileiro - Através deste símbolo máximo da nacionalidade, externamos os nossos agradecimentos por atenderem ao chamado da Pátria.







Clique no link e ouça o Hino Nacional Brasileiro ( cantado pela FEB na Itália)


http://www.youtube.com/watch?v=LbcZD9c6kFc


03. Hino da Independência - Exorta os nossos soldados embarcados, a caminho da Europa, a manterem acesa a chama da liberdade e independência dos povos.





Clique no link e ouça o Hino da Independência


http://www.youtube.com/watch?v=EnSn6Q4ftUU





04. Canção do Exército - É uma homenagem aos homens da "Força Terrestre" de todas as armas, quadros e serviços; dos cinco escalões da FEB.





Clique no link e ouça a Canção do Exército


http://www.youtube.com/watch?v=F2QmmzupR2M



5. Canção da Cavalaria - Por ela homenageamos nossa única tropa de cavalaria que atuou nos campos da Itália - o "Esquadrão Tenente Amaro". Ao Esqd nos ligamos fortemente pela personalidade marcante do ilustríssimo Gen Plinio Pitaluga ex-cmt da 4ª DC (atual 4ª Bda C Mec) e, um dos que comandaram esta tropa de elite.






Clique no link e ouça a Canção da Cavalaria


http://www.youtube.com/watch?v=_eW9caG7neQ



06. Canção do 10º RC Mec - Criada no pós-guerra. Na época, este quartel não possuía, ainda, uma canção. Se houvesse, seguramente teria sido entoada quando eles partiram em comboio para serem inspecionados de saúde em Campo Grande-MS, com destino ao Rio de Janeiro-RJ.





07. Canção Soldados a Cavalaria - Justa homenagem aos bravos cavalarianos que de Bela Vista-MS e adjacências (10º RCI e 11º RCI) integraram a FEB.






Clique no link e ouça a canção Soldados a Cavalaria


http://www.youtube.com/watch?v=Ry7q8kwoU7s




08. O Guarani - Com este clássico de Carlos Gomes, homenageamos os soldados brasileiros de terra, água e ar, desembarcados na Europa, participando do esforço mundial de preservação da paz.



Clique no link e ouça O Guarani


http://www.youtube.com/watch?v=UMkLchCMNfo




09. Marcha Coronel Bogey - Tema do filme "Ponte do Rio Kway" que marcou época. Retrata a atuação das "Forças Aliadas" no teatro de operações.






Clique no link e ouça a marcha Coronel Bogey


http://www.youtube.com/watch?v=Jmd09lW9d-8



10. Lili Marlene - Música muito em voga nos anos da guerra. Recorda o necessário repouso para elevação do moral das tropas ao serem substituídas no "front".





Clique no link e ouça a música Lili Marlene


http://www.youtube.com/watch?v=bUsePoATbrU


11. Canção do Expedicionário - Verdadeiro hino de exaltação do soldado brasileiro. É o retrato fidedigno do estado d'alma de nossa gente.





Clique no link e ouça a Canção do Expedicionário


http://www.youtube.com/watch?v=b9K8KuacdPE


12. O Silêncio - Nossas homenagens póstumas aos membros da família militar belavistense que no cumprimento do dever, tombaram em Pistóia: TEODORO SATIVA e ALCEBIADES BOBADILHA DA CUNHA.





Clique no link e ouça a música Il Silenzio


http://www.youtube.com/watch?v=ksjj8J4e2LA



13. Trompete de Espanha - Termina a guerra - dissolve-se o 5º Exército Americano. O navio "Duque de Caxias", trazendo milhares de brasileiros, atravessou Gibraltar, atracando em porto da Península Ibérica, e a pedido do governo português desfilou pelas ruas da capital (Lisboa). O que passou, passou.





NTr/NE/NAux - Duque de Caxias - U 11
Classe Orizaba



Clique no link e ouça a música Trompete de Espanha


http://www.youtube.com/watch?v=OkbrNTr8u50




15. Chalana - De repente..... terra a vista! Nossa gente desembarca no porto do Rio de Janeiro-RJ. Todos sentem enorme emoção ao deparar com aquela gigantesca massa humana a esperá-los e, que se perde no horizonte. Sentem o coração apertado, desejosos de abraçar os familiares ainda distantes da costa brasileira.





Clique no link e ouça a música Chalana


http://www.youtube.com/watch?v=fzLqXBeB_AE




16. Felicidades - Finalmente, retornam a terra que os viu nascer. Tudo é festa....lágrimas....risos....alegrias...e até um instante de tristeza pelos companheiros que ficaram...é necessário virar esta página....




Clique no link e ouça a música Felicidades


http://www.youtube.com/watch?v=LXoT1lE2suE



17. Aquarela do Brasil - Agora é o saudoso Ary Barroso que nos socorre. Por seu intermédio, louvamos os 5 escalões da FEB. Naqueles 25.000 homens que Getúlio Vargas enviou, estavam brasileiros de todas as raças, crenças, classes sociais e graus de instrução - somos mesmo uma "Aquarela Brasileira".




Clique no link e ouça a música Aquarela do Brasil


http://www.youtube.com/watch?v=gycZSBu1yjI




18. Está Chegando a Hora - Mais um aperto no coração. É hora de desfazer a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE). Nossos camaradas de início sentem enorme vazio....sentem um pedaço deles desprender-se; mas, o destino conclama: É preciso recomeçar a vida! - Irmãos, continuais livres! - Missão cumprida!




Clique no link e ouça a música Esta Chegando a Hora.


http://www.youtube.com/watch?v=BujeeL11iz8


19. Amigos para Sempre - Pela última vez, os clarins tocam: Reunir! - Nova convocação nos quartéis de origem. É hora da Pátria dispensar seus filhos..... É o justo repouso do guerreiro!





Clique no link e ouça a música Amigos para Sempre


http://www.youtube.com/watch?v=rsvVzAn_qlI




20. Santani - Haja coração!.... Ao comando de:


- A destino, fora de forma - marche!



Os que optaram por continuar militares, dirigem-se aos quartéis designados. Os que decidiram retornar as antigas atividades, seguem seus rumos.



De comum, todos voltam aos lares. Beijam e abraçam: Esposas...filhos...pais...parentes...vizinhos e amigos!





Clique no link e ouça a música Santani


http://www.youtube.com/watch?v=bHp41aKYynA



Para a realização da "Galeria" com os retratos e a relação dos integrantes do contingente de Bela Vista-MS, solicitamos o concurso do encarregado da carpintaria do quartel, Cabo Everaldo.


O projeto foi realizado em duas etapas. A primeira durante o Comando do Coronel Paulo da Silva Magalhães. Constou de uma formatura dedicada aos ex-pracinhas residentes em Bela Vista-MS e às pensionistas dos já falecidos e seus familiares; ocasião em que lhes foi entregue uma cópia da fita cassete.


A segunda etapa ocorreu durante o comando do Tente-coronel Paulo Gerson Camargo Serafini. Constou de outra formatura e, ao final o descerramento da galeria de fotos dos ex-pracinhas de Bela Vista-MS no "Salão Nobre" do Regimento Antonio João.




Encerrando esta mensagem, queremos de público, externar o nosso respeito....carinho...amor e agradecimento a você:



- Antônio Ramires;

- Durvalino de Almeida;

- Francisco Duarte e

- Guilherme Torres.





Moradores em Bela Vista-MS e dignos representantes dos cerca de setenta ex-pracinhas, daqui enviados, como: Josué Bezerra do Vale, João Estevão de Castro, Tibúrcio Loureiro, Cassemiro Rodrigues, Aldo leite, Firmino Cardoso, Leonel da Silva Barcelos e muitos outros.







E àqueles como Arcênio Mesa de Moraes, embora não residente em Bela Vista-MS, com vocês, daqui saiu em 1944. Não ouvidamos, também, muitos abnegados que permaneceram em solo pátrio prestando excelentes serviços como o saudoso Gen Médico Dr. Rubens A.A.de Castro Pinto, que inspecionou de saúde os mato-grossenses enviados à Itália. E o Sargento Manoel Rodrigues de Miranda(Maneco Miranda) que, durante os cinco anos de convocação, prestou excelentes serviços como auxiliar de mobilização no 10º RCI e na 9ª RM.


Que Deus os abençoe, conserve, ilumine e guarde.





RELAÇÃO DOS EX-PRACINHAS DO 10º RC MEC - QUE INTEGRARAM A FEB



DOCUMENTO IGNORADO - (4 homens)




Cap DÍONÍSIO MACIEL DO NASCIMENTO JUNIOR

1º Ten KARDEC LEMME

Sd ADOLFO LEITE

Sd JOÃO BATISTA CAMARGO



Boletim Intérno do 10º RCI - RAJ, Nº 125, de 3 de junho de 1944. - (62 homens)



2º Sgt JOÃO ESTEVAM DE CASTRO

3º Sgt ADIL DA ROSA ROCHA
3º Sgt DÉCIO NOGUEIRA RIBEIRO
3º Sgt FRANCISCO DIANA OCAMPOS

Cb ATALIBA FERREIRA

Cb DURVALINO DE ALMEIDA
Cb INÁCIO GOMES DE SÁ

Cb JAIME DE MEDEIROS
Cb JORGE BRAZ
Cb OROTILDES ROCHA RIBEIRO


Sd ABÍLIO ALVES DA SILVA

Sd ADÃO FERREIRA LIMA

Sd ADMIR ALVES CORRÊA

Sd ALBINO DA COSTA BARBOSA

Sd ALCEBIADES BOBADILHA DA CUNHA - faleceu em combate (em virtude de ferimentos ocasionados pelo acionamento de uma mina terrestre inimiga) no dia 7 de novembro de 1944 - seus restos mortais acham-se depositados no Monumento Nacional aos Pracinhas, na cidade do Rio de Janeiro-RJ


Sd ALCIDES DIAS DE MOURA

Sd ANDRÉ REGALZI

Sd ANTERO ALVES

Sd ANTÔNIO PAULO DE QUEIROZ

Sd ANTÔNIO RAMIRES

Sd ARCENIO MEZA DE MORAIS (11º R C)

Sd ARMANDO FIRMINO DALBEN

Sd ARNALDO SANCHES VARGAS

Sd CASSEMIRO RODRIGUES

Sd CECILIO JOSÉ RAULINO

Sd DIOMEDES DE MATOS TORRACA

Sd DIONISIO DOS SANTOS

Sd DIVO PIRES PEIXOTO

Sd DORILO PEREIRA SOARES

Sd FIRMINO CARDOSO

Sd FRANCISCO AJALA LOURENÇO

Sd FRANCISCO DUARTE

Sd FRUTUOSO PENHA

Sd GALVÃO DE ALMEIDA CINTRA

Sd GUILHERME TORRES

Sd GUMERCINDO FERNANDES DA SILVA

Sd HERMINDO CLAUDINO DA SILVA

Sd HIGINO ALVES MACHADO

Sd HUGO DE ANDRADE

Sd JOÃO BATISTA FERREIRA FILHO

Sd JOÃO FELIPE FERREIRA

Sd JOÃO LEITE

Sd JOÃO RAMÃO ADORNO

Sd JORGE FRANCISCO DE OLIVEIRA

Sd JOSÉ CANCIO DE SOUZA

Sd LÁZARO FRANCISCO

Sd LEONEL DA SILVA BARCELOS

Sd LEOSVALDO LUCIANO DA ROSA

Sd LINCOL RODRIGUES ALVES

Sd LÚCIO LOPES GONÇALVES BARBOSA

Sd MILITÃO ECHEVERRIA

Sd NATALICIO CARDOSO

Sd NESTOR PADILHA DE LIMA

Sd OLAVO RAMOS

Sd PAULO AJALA

Sd RAMÃO BENITES

Sd RAMÃO PENAJO MACIEL

Sd ROMALINO CLARO DE CARVALHO

Sd SATURNINO AUGUSTO PAIXÃO

Sd SEVERINO BATISTA DA SILVA

Sd TEODORO SATIVA - faleceu em combate (vitima de disparo de arma de fogo que lhe atingiu a parte frontal da cabeça) no dia 2 de maio de 1945 - seus restos mortais acham-se depositados no Monumento Nacional aos Pracinhas, na cidade do Rio de Janeiro-RJ

Sd TIBURCIO LOUREIRO


Boletim Intérno do 10º RCI - RAJ, Nº 138, de 19 de junho de 1944 - (6 homens)



2º Sgt JOSUÉ BEZERRA DO VALE

Sd ALFREDO GOMES SOBRINHO

Sd CATULO DA COSTA RONDON

Sd FRANCISCO DE ASSIS FLORES

Sd FRANCISCO JUCA DE FREITAS

Sd HERMENEGILDO FERREIRA


Em 2006 o 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Bela Vista-MS, no comando do Ten Cel Leonardo Pfeifer Macedo realizou um concurso abrangendo diversas modalidades culturais (pintura, música, redação, etc...). O público alvo foi o estudantil das escolas do município. A Escola Estadual Vera Guimarães Loureiro, sagrou-se campeã na modalidade teatral. A equipe deste colégio, formada por onze alunos coordenados pela brilhante professora Fátima Pussi - bióloga e encarregada da área de tecnologia do colégio; apresentou uma encenação teatral cujo tema escolhido foi o "Projeto Pistóia".



A todos os integrantes da equipe, bem como a direção da Escola Vera Guimarães Loureiro, na pessoa da professora Rosemari brites Marques, os agradecimentos de Laguna Turismo e Viagens Ltda.














2 comentários:

Aiane disse...

Achei super legal, pois o nome do meu avô aparece em uma das citações, ABÍLIO ALVES DA SILVA (Boletim Intérno do 10º RCI - RAJ, Nº 125, de 3 de junho de 1944) e um dos orgulhos dele era ter servido a Pátria através do Exército Brasileiro.
Tanto amava a vida militar que após anos de vida civil retornou ao 9º BEC(Cuiabá)onde recebeu Diploma de Honra ao Mérito por serviços prestados após 10 anos de trabalho como civil na unidade acima.
Ele faleceu em 29/07/2009 aos 86 anos acometido pelo Mal de Alzheimer, e em alguns momentos de lucidez que ainda restavam,ele sempre falava da vida militar !
Parabéns ao trabalho postado ......
A família agradece .
Aiane C. A. Cordeiro

eu disse...

É muito bom saber que uma escola que estudei esta proporcionando tão boa apresentação.

EMERSON KAZUO HONDA (Aluno de 1995 - 1998)