terça-feira, 6 de janeiro de 2009

CICLOVIA SEGURANÇA ALIADA AO TURISMO


Ciclovia em Bela Vista

O primeiro projeto turístico a ser realizado em nossa cidade e que ajudará, inclusive, a resolver um problema sério de segurança das nossas duas principais vias de acesso: Rua Barão do Ladário (a partir do cruzamento com a Duque de Caxias até a entrada da cidade, onde fica o “Receptivo Turístico – Ueze Zahran”) e a avenida Teodoro Sativa (que integra a BR-060, que liga as capitais Brasília e Assunção); será mesmo uma ciclovia para maior segurança dos pedestres e ciclistas que utilizam estas vias de trânsito do município.

A ciclovia enquadra-se perfeitamente nas atribuições previstas nos artigos 21 e 24 do atual Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997/atualizada pela Lei nº 9.602, de 21 de janeiro de 1998). Sua implantação contribuirá para diminuir em até 80% o índice elevado de acidentes que por alí vêm ocorrendo nos últimos anos.
É hora de darmos um basta! Comecemos o ano de 2003 fazendo algo por nós mesmos!

Ocupei a tribuna da Câmara Municipal de Bela Vista no final do exercício do ano de 2002, conforme noticiou o Jornal Tribuna da fronteira, Ed. 2251, de 5 de dezembro de 2002. Na ocasião eu distribuí uma cópia do projeto da ciclovia a cada vereador presente à sessão, recebendo o apoio unânime dos integrantes daquela “Casa de Leis”.

No dia seguinte, estive em reunião com o Exmo Sr. prefeito municipal Dr.Geraldo Pinheiro Murano e assessores, entre os quais os senhores Daute Pereira e Célio, para tratar de turismo. Presente naquela ocasião o Intendente (prefeito) da co-irmã Bella Vista Norte Paraguai, Doutor Rigoberto. Na oportunidade expus ao chefe do executivo o assunto tratado na Câmara Municipal. O prefeito Geraldo Murano gostou do meu projeto e determinou a seus assessores que viabilizassem a implantação da ciclovia.

O Sr. Daute Pereira (assessor de turismo da prefeitura) me acompanhou até o Departamento Municipal de Trânsito, chefiado pelo Sr. Isaac, a quem expus o projeto. Posteriormente procurei também o chefe do Departamento de Obras Municipais, Sr. Afonso Palmegiane, inteirando-o do projeto. O secretário de Obras comprometeu-se a dar início à ciclovia no mês de janeiro de 2003, quando também solicitaria minha presença para que a obra fosse melhor realizada. O projeto total das ciclovias prevê um percurso de até 30 Km de extensão, divididas em 4 ou 5 etapas intituladas “Linhas de Ciclovias”. A primeira etapa designada “Linha Verde” (ciclovia base), de onde derivarão ciclovias secundárias: “Linha Amarela” – “Linha Azul” - “Linha Roxa”, etc...

OBRA PODERÁ SERVIR TAMBÉM PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NA CIDADE

Uma idéia que, além de aumentar a segurança de quem anda de bicicleta nas principais ruas da cidade, poderá, tembém, ajudar no desenvolvimento do turismo em Bela Vista. Pensando nisso o militar aposentado e historiador Krugerson Mattos, apresentou e sugeriu recentemente, aos vereadores bela-vistenses e ao prefeito Geraldo Murano (PDT), o projeto da construção de uma ciclovia na cidade.
Foto Josiane Canovas
A idéia de uma via exclusiva para ciclistas e uso de pessoas que fazem caminhadas regularmente, surgiu após o acontecimento trágico ocorrido no último dia 17 de novembro do ano passado, em que a menina Bruna Freitas Florenciano, de 12 anos morreu atropelada por um carro na saída da cidade. “Eu estava chegando a Bela Vista minutos após o acidente e fiquei ainda mais indignado com aquele acontecimento”, conta. “Mas não podemos ficar de braços cruzados. Agora precisamos fazer alguma coisa para evitar que uma tragédia se repita com outras pessoas. É grande o número de ciclistas na cidade, assim como também é enorme a falta de segurança para eles”, completa.
E Mattos não esperou muito tempo, foi rápido e já fez sua parte. Elaborou todo o projeto, inclusive com mapa de todo o percurso. Em seguida o apresentou aos vereadores do município e ao prefeito Geraldo Murano. “Primeiro fiz a apresentação do projeto durante um pronunciamento na Câmara Municipal, porque é lá que se encontram os nossos representantes; e em seguida procurei o prefeito”.
A Ciclovia ou "Linha Verde", como Krugerson Mattos gosta de definir seu projeto, seria uma obra simples, fácil e bem econômica, segundo suas próprias palavras. “Grande parte do percurso, que têm cerca de 5 quilômetros, necessita apenas de uma demarcação correta no asfalto identificando e disponibilizando para a ciclovia”, afirma. “A construção de uma terceira faixa é necessária só no trecho que começa no cruzamento das ruas Fernando Fernandes Leite com Barão do Ladário, após o último quebra-molas da cidade. Essa faixa teria que ir até o trevo e de lá continuar pela Av Teodoro Sativa, onde terminaria próximo ao início da canalização do rio Ca-í. O resto do percurso é simples”, explica.
A ciclovia começaria em frente a Prefeitura no sentido avenida Duque de Caxias, onde viraria para a direita até a esquina do quartel do 10º RC Mec e seguiria no mesmo sentido até o estádio Otávio Fontoura. De lá desceria para a rua Barão do Ladário e pegaria a esquerda desta até o trevo na saída da cidade, onde faria o contorno e retornaria pela Avenida Teodoro Sativa até pegar novamente a Duque de Caxias e encerrar o percurso no campo de pólo.

Pontos turísticos

Entre os 22 pontos turísticos enumerados por Krugerson Mattos, e que poderiam ser conhecidos e apreciados durante o percurso da ciclovia, constam os prédios da prefeitura, do antigo Colégio dos Padres, a Igreja Santo Afonso, o quartel do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado, o campo de pólo, um carro de combate da 2ª Guerra Mundial, Receptivo Turístico e Nhandipá. “Bela Vista tem um potencial turístico incrível principalmente em se tratando de turismo histórico. Mas, infelizmente, é muito pouco explorado”, analisa Mattos.
NOTA: a presente postagem é uma transcrição da matéria publicada na edição nº 3, de janeiro de 2003, da Revista Tereré.

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