quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

CONHEÇA BELA VISTA-MS ATRAVÉS DE CARTÕES POSTAIS

EDITORIAL

Estamos no início do século XXI e no limiar de uma nova era.
2009 será mesmo o ano da abertura do turismo para Bela Vista-MS - a "Princesa do Apa" e sua co-irmã, Bella Vista-PY, la estrella del norte, podem crer!
A administração "Bela Vista para todos", eleita em 2008 para reger os destinos do município no quadriênio 2009/12, enfatizou em seu "Plano de Governo", o desejo de tornar a "Trilha da Retirada da Laguna" no evento histórico-cultural mais importante do Mato grosso do Sul. O Objetivo será a implantação do projeto da trilha ecológica para integrá-la ao roteiro turístico-histórico do Estado do Mato Grosso do Sul.
O prefeito Francisco Emanuel Albuquerque Costa - Chico Maia, pretende, ainda de parceria com as autoridades paraguaias do Departamento de Amambay - P. J. Caballero, e, da cidade de Bella Vista Norte; trabalhar para a viabilização dos 36 km da trilha, localizados naquele município.
Em se realizando tal feito, a administração "Bela Vista para todos", registrará seu nome nos anais da história de Bela Vista-MS e da fronteira sul-mato-grossense.
Será necessário obter o apoio e a participação de órgãos do Governo Federal - ministérios: da Educação, da Cultura, do Turismo, das Cidades, do IPHAN, etc... E de suas congêneres do Governo Estadual - e também, do Ministério da Defesa: Comando Militar do Oeste, 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) e do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado - RAJ (10º RC Mec), entre outros.
Sabemos receber bem nossos visitantes, sendo a hospitalidade marca registrada de nossa gente.
Ao longo do tempo, temos patrocinado apresentações, shows e eventos vindos de fora.
Só dispomos de um único e autêntico produto turístico local - o "Parque de Exposições Rio Apa" - de ciclo anual. Porém, chegou o momento de oferecermos os nossos próprios produtos àqueles que nos visitarem, e o faremos bem.
É preciso sonhar e ousar muito mais.
Potencialmente, dispomos de magnífico pacote temático na área do turismo de história - a "Triplice Aliança": o mega evento da Retirada da Laguna com a comemoração da Batalha de Nhandipá realizado anualmente pela 4ª Bda C Mec e suas Organizações Militares (10º RC Mec, 4ª Cia E Cmb Mec e 9º GAC).
O teatro ao ar livre da "Epopéia dos Dourados", realizado uma única vez no município de Antonio João-MS.
Museu da Erva Mate e gastronomia em Ponta Porã-MS e compras e visitação ao "Parque Nacional de Cerro Corá" em Pedro Juan Caballero.
Bela Vista-MS já conta com sua primeira agência de turismo - a "Laguna Turismo e Viagens Ltda" e com ela o lançamento de magnífica coleção de cartões postais de belo designer .
Cartão postal é o produto turístico mais antigo e mais barato que se conhece. Toda pessoa que, deslocar-se a passeio ou a negócio; de onde estiver, desejará enviar aos parentes ou amigos, uma notícia ou lembrança. É aí que o postal entra em cena. Há, até aqueles que tem o hábito (hobby) de colecioná-los.
Com este espírito é que Laguna Turismo lança belíssima coleção de postais, numerados de 01 a 14 e, desenhados com motivos exclusivos da nossa fornteira. Contem no verso, tópico do que representam as fotografias, em três linguas: inglês, espanhol e portugês.
Deleite-se você tembém vendo-os:
Postal nº 01: Marco Brasil/Paraguai (1874) e Pousada Princesa do Apa.
Foto: Everson Mattos e Cap Mattos.
Postal nº 02: Vista aérea do Regimento Antonio João-RAJ, Panteão Capitão Pedro Rufino, Antiga residência dos comandantes e Parque Histórico Colônia Militar dos Dourados.
Foto: Vilo Balbuena e Cap Mattos.
Postal nº 03: Quartel do Regimento Antonio João-RAJ, entrada da cidade com receptivo turístico, Paço Municipal e Igreja Matiz de Santo Afonso, ponte internacional do Rio Apa, Monumento Internacional de Nhandipá e Igreja de Pedra - São Geraldo.
Foto: Roberto Mancuello, Altair Marques e Vilo Balbuena.
Postal nº 04: Obelisco da rodovia Brasilha/Assunção (BR-060) e ponte internacional do Rio Apa.
Foto: Roberto Mancoelho e Altair Marques.
Postal nº 05: Lanchonete e Churrascaria Barril D'Oro (point da zona sul).
Foto: Altair Marques.
Postal nº 06: 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado-RAJ - Integrou as tropas do Coronel Camisão na Retirada da Laguna e Combateu na Batalha de Nhandipá (11 de maio de 1867).
Foto: Vilo Balbuena.
Postal nº 07: Foto aérea do Balneário Municipal "Praia do Pompilio"(margem direita do Rio Apa).
Foto: Everson Mattos.
Postal nº 08: Quartel da Polícia Militar-MS. Construído pelo Major Antonio Gomes Ferreira da Silva (1912/14).
Foto: Cap Mattos.
Postal nº 09: Igreja Matriz Santo Afonso construída pelos padres redentoristas (1930/34).
Foto: Vilo Balbuena.
Postal nº 10: Monumento Internacional da Batalha de Nhandipá (11 de maio de 1867) .
Foto: Zi Cavalcanti.
Postal nº 11: Igreja de Pedra São Geraldo. Construída em pedra ciclópica (vulgarmente conhecida por pedra canga). Sua construção data dos anos de 1930/32.
Foto: Altair Marques
Postal nº 12: Casarões dos Principais Chefes Políticos do Início do Século XX - residências: do Coronel Militão Loureiro, do Coronel Simão Coelho, do Coronel Firmino Miranda e do Major Gomes.
Fotos: Altair Marques, Lucy Marques e Cap Mattos.
Postal nº 13: Casarões construídos no primeiro quartel do século XX - Antigos estabelecimentos comerciais: Casa Rosa, Casa Paraibana, Casa Internacional e Casa Imperial.
Fotos: Altair Marques e Cap Mattos.
Postal nº 14: Belezas naturais (diversos aspectos do ecoturismo):Morro Margarida, Balneário do Rio Azul, Balneário da Fazenda Bom Fim e Cachoeira do Rio Jaboti.
Fotos: Altair Marques, Vilo Balbuena, Cap Mattos e Toninho Souza.
NOTA: para aquisição da coleção completa dos postais entre em contato conosco no seguinte endereço: Laguna Turismo e Viagens à Rua Barão do Ladário, nº 2146, bairro Planalto, CEP 79.260-000 - ou pelos Tel (0xx67) 3439-1747, Cel 9904-1473 (falar com Cap Mattos)

2 comentários:

Anônimo disse...

vou me alistar ai daqui 3anos sou dedeodapolis
distrito vila uniao

Anônimo disse...

Mi tierra querida, Bella Vista-Bela Vista,cuanto extranho esa tierra roja con los pies, ya volvere a ti para quedarme, saludos desde Belgica, soy bellavistenha