domingo, 28 de dezembro de 2008

PROJETO PISTÓIA

....."E A COBRA FUMOU!"




HOMENAGEM DO 10º R C MEC - RAJ




A SEUS PRACINHAS NA FEB




Oito de maio de 1998! Era um dia festivo. Participaram nossos ex-pracinhas da formatura comemorativa ao "Dia da Vitória" das Forças Aliadas, conduzidos pelo militar mais antigo do Regimento Antonio João. Deleitavam-se ouvindo a banda do Regimento quando externaram o desejo de possuir uma gravação de nossos músicos militares.



Cel Paulo da Silva Magalhães, nosso comandante, tão logo teve conhecimento, determinou ao condutor dos "velhinhos" (Cap Mattos) que providenciasse a respeito.



O velho guerreiro pôs-se em campo. Seguindo a linha da simplicidade das coisas militares, concebeu o "Projeto Pistóia", constituído de duas partes:




1ª PARTE - Gravação de uma fita cassete, com trabalho alusivo aos pracinhas na FEB.


2ª PARTE - Galeria de fotos dos ex-pracinhas residentes em Bela Vista-MS, juntamente com a relação dos demais integrantes do contingente do 10º RCI, que integraram a Força Expedicionária Brasileira.



Para a gravação da fita cassete (1ª parte), foi solicitado o concurso do pessoal da banda de música do quartel do Regimento Antonio João, sediado em Bela Vista-MS, no que foi prontamente atendido. Estabeleceram um roteiro de hinos, canções e músicas populares que, ordenadas numa seqüência lógica, evocam os feitos e acontecimentos ligados àqueles heróis, no ir e vir ao/do teatro de operações da 2ª Guerra Mundial (1945), segundo o pensamento que segue:



01. Carruagens de Fogo - Esta música simboliza a convocação dos brasileiros aos quartéis, para formação da Força Expedicionária Brasileira (FEB).







Clique no link e ouça a música Carruagens de Fogo





2. Hino Nacional Brasileiro - Através deste símbolo máximo da nacionalidade, externamos os nossos agradecimentos por atenderem ao chamado da Pátria.







Clique no link e ouça o Hino Nacional Brasileiro ( cantado pela FEB na Itália)


http://www.youtube.com/watch?v=LbcZD9c6kFc


03. Hino da Independência - Exorta os nossos soldados embarcados, a caminho da Europa, a manterem acesa a chama da liberdade e independência dos povos.





Clique no link e ouça o Hino da Independência


http://www.youtube.com/watch?v=EnSn6Q4ftUU





04. Canção do Exército - É uma homenagem aos homens da "Força Terrestre" de todas as armas, quadros e serviços; dos cinco escalões da FEB.





Clique no link e ouça a Canção do Exército


http://www.youtube.com/watch?v=F2QmmzupR2M



5. Canção da Cavalaria - Por ela homenageamos nossa única tropa de cavalaria que atuou nos campos da Itália - o "Esquadrão Tenente Amaro". Ao Esqd nos ligamos fortemente pela personalidade marcante do ilustríssimo Gen Plinio Pitaluga ex-cmt da 4ª DC (atual 4ª Bda C Mec) e, um dos que comandaram esta tropa de elite.






Clique no link e ouça a Canção da Cavalaria


http://www.youtube.com/watch?v=_eW9caG7neQ



06. Canção do 10º RC Mec - Criada no pós-guerra. Na época, este quartel não possuía, ainda, uma canção. Se houvesse, seguramente teria sido entoada quando eles partiram em comboio para serem inspecionados de saúde em Campo Grande-MS, com destino ao Rio de Janeiro-RJ.





07. Canção Soldados a Cavalaria - Justa homenagem aos bravos cavalarianos que de Bela Vista-MS e adjacências (10º RCI e 11º RCI) integraram a FEB.






Clique no link e ouça a canção Soldados a Cavalaria


http://www.youtube.com/watch?v=Ry7q8kwoU7s




08. O Guarani - Com este clássico de Carlos Gomes, homenageamos os soldados brasileiros de terra, água e ar, desembarcados na Europa, participando do esforço mundial de preservação da paz.



Clique no link e ouça O Guarani


http://www.youtube.com/watch?v=UMkLchCMNfo




09. Marcha Coronel Bogey - Tema do filme "Ponte do Rio Kway" que marcou época. Retrata a atuação das "Forças Aliadas" no teatro de operações.






Clique no link e ouça a marcha Coronel Bogey


http://www.youtube.com/watch?v=Jmd09lW9d-8



10. Lili Marlene - Música muito em voga nos anos da guerra. Recorda o necessário repouso para elevação do moral das tropas ao serem substituídas no "front".





Clique no link e ouça a música Lili Marlene


http://www.youtube.com/watch?v=bUsePoATbrU


11. Canção do Expedicionário - Verdadeiro hino de exaltação do soldado brasileiro. É o retrato fidedigno do estado d'alma de nossa gente.





Clique no link e ouça a Canção do Expedicionário


http://www.youtube.com/watch?v=b9K8KuacdPE


12. O Silêncio - Nossas homenagens póstumas aos membros da família militar belavistense que no cumprimento do dever, tombaram em Pistóia: TEODORO SATIVA e ALCEBIADES BOBADILHA DA CUNHA.





Clique no link e ouça a música Il Silenzio


http://www.youtube.com/watch?v=ksjj8J4e2LA



13. Trompete de Espanha - Termina a guerra - dissolve-se o 5º Exército Americano. O navio "Duque de Caxias", trazendo milhares de brasileiros, atravessou Gibraltar, atracando em porto da Península Ibérica, e a pedido do governo português desfilou pelas ruas da capital (Lisboa). O que passou, passou.





NTr/NE/NAux - Duque de Caxias - U 11
Classe Orizaba



Clique no link e ouça a música Trompete de Espanha


http://www.youtube.com/watch?v=OkbrNTr8u50




15. Chalana - De repente..... terra a vista! Nossa gente desembarca no porto do Rio de Janeiro-RJ. Todos sentem enorme emoção ao deparar com aquela gigantesca massa humana a esperá-los e, que se perde no horizonte. Sentem o coração apertado, desejosos de abraçar os familiares ainda distantes da costa brasileira.





Clique no link e ouça a música Chalana


http://www.youtube.com/watch?v=fzLqXBeB_AE




16. Felicidades - Finalmente, retornam a terra que os viu nascer. Tudo é festa....lágrimas....risos....alegrias...e até um instante de tristeza pelos companheiros que ficaram...é necessário virar esta página....




Clique no link e ouça a música Felicidades


http://www.youtube.com/watch?v=LXoT1lE2suE



17. Aquarela do Brasil - Agora é o saudoso Ary Barroso que nos socorre. Por seu intermédio, louvamos os 5 escalões da FEB. Naqueles 25.000 homens que Getúlio Vargas enviou, estavam brasileiros de todas as raças, crenças, classes sociais e graus de instrução - somos mesmo uma "Aquarela Brasileira".




Clique no link e ouça a música Aquarela do Brasil


http://www.youtube.com/watch?v=gycZSBu1yjI




18. Está Chegando a Hora - Mais um aperto no coração. É hora de desfazer a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE). Nossos camaradas de início sentem enorme vazio....sentem um pedaço deles desprender-se; mas, o destino conclama: É preciso recomeçar a vida! - Irmãos, continuais livres! - Missão cumprida!




Clique no link e ouça a música Esta Chegando a Hora.


http://www.youtube.com/watch?v=BujeeL11iz8


19. Amigos para Sempre - Pela última vez, os clarins tocam: Reunir! - Nova convocação nos quartéis de origem. É hora da Pátria dispensar seus filhos..... É o justo repouso do guerreiro!





Clique no link e ouça a música Amigos para Sempre


http://www.youtube.com/watch?v=rsvVzAn_qlI




20. Santani - Haja coração!.... Ao comando de:


- A destino, fora de forma - marche!



Os que optaram por continuar militares, dirigem-se aos quartéis designados. Os que decidiram retornar as antigas atividades, seguem seus rumos.



De comum, todos voltam aos lares. Beijam e abraçam: Esposas...filhos...pais...parentes...vizinhos e amigos!





Clique no link e ouça a música Santani


http://www.youtube.com/watch?v=bHp41aKYynA



Para a realização da "Galeria" com os retratos e a relação dos integrantes do contingente de Bela Vista-MS, solicitamos o concurso do encarregado da carpintaria do quartel, Cabo Everaldo.


O projeto foi realizado em duas etapas. A primeira durante o Comando do Coronel Paulo da Silva Magalhães. Constou de uma formatura dedicada aos ex-pracinhas residentes em Bela Vista-MS e às pensionistas dos já falecidos e seus familiares; ocasião em que lhes foi entregue uma cópia da fita cassete.


A segunda etapa ocorreu durante o comando do Tente-coronel Paulo Gerson Camargo Serafini. Constou de outra formatura e, ao final o descerramento da galeria de fotos dos ex-pracinhas de Bela Vista-MS no "Salão Nobre" do Regimento Antonio João.




Encerrando esta mensagem, queremos de público, externar o nosso respeito....carinho...amor e agradecimento a você:



- Antônio Ramires;

- Durvalino de Almeida;

- Francisco Duarte e

- Guilherme Torres.





Moradores em Bela Vista-MS e dignos representantes dos cerca de setenta ex-pracinhas, daqui enviados, como: Josué Bezerra do Vale, João Estevão de Castro, Tibúrcio Loureiro, Cassemiro Rodrigues, Aldo leite, Firmino Cardoso, Leonel da Silva Barcelos e muitos outros.







E àqueles como Arcênio Mesa de Moraes, embora não residente em Bela Vista-MS, com vocês, daqui saiu em 1944. Não ouvidamos, também, muitos abnegados que permaneceram em solo pátrio prestando excelentes serviços como o saudoso Gen Médico Dr. Rubens A.A.de Castro Pinto, que inspecionou de saúde os mato-grossenses enviados à Itália. E o Sargento Manoel Rodrigues de Miranda(Maneco Miranda) que, durante os cinco anos de convocação, prestou excelentes serviços como auxiliar de mobilização no 10º RCI e na 9ª RM.


Que Deus os abençoe, conserve, ilumine e guarde.





RELAÇÃO DOS EX-PRACINHAS DO 10º RC MEC - QUE INTEGRARAM A FEB



DOCUMENTO IGNORADO - (4 homens)




Cap DÍONÍSIO MACIEL DO NASCIMENTO JUNIOR

1º Ten KARDEC LEMME

Sd ADOLFO LEITE

Sd JOÃO BATISTA CAMARGO



Boletim Intérno do 10º RCI - RAJ, Nº 125, de 3 de junho de 1944. - (62 homens)



2º Sgt JOÃO ESTEVAM DE CASTRO

3º Sgt ADIL DA ROSA ROCHA
3º Sgt DÉCIO NOGUEIRA RIBEIRO
3º Sgt FRANCISCO DIANA OCAMPOS

Cb ATALIBA FERREIRA

Cb DURVALINO DE ALMEIDA
Cb INÁCIO GOMES DE SÁ

Cb JAIME DE MEDEIROS
Cb JORGE BRAZ
Cb OROTILDES ROCHA RIBEIRO


Sd ABÍLIO ALVES DA SILVA

Sd ADÃO FERREIRA LIMA

Sd ADMIR ALVES CORRÊA

Sd ALBINO DA COSTA BARBOSA

Sd ALCEBIADES BOBADILHA DA CUNHA - faleceu em combate (em virtude de ferimentos ocasionados pelo acionamento de uma mina terrestre inimiga) no dia 7 de novembro de 1944 - seus restos mortais acham-se depositados no Monumento Nacional aos Pracinhas, na cidade do Rio de Janeiro-RJ


Sd ALCIDES DIAS DE MOURA

Sd ANDRÉ REGALZI

Sd ANTERO ALVES

Sd ANTÔNIO PAULO DE QUEIROZ

Sd ANTÔNIO RAMIRES

Sd ARCENIO MEZA DE MORAIS (11º R C)

Sd ARMANDO FIRMINO DALBEN

Sd ARNALDO SANCHES VARGAS

Sd CASSEMIRO RODRIGUES

Sd CECILIO JOSÉ RAULINO

Sd DIOMEDES DE MATOS TORRACA

Sd DIONISIO DOS SANTOS

Sd DIVO PIRES PEIXOTO

Sd DORILO PEREIRA SOARES

Sd FIRMINO CARDOSO

Sd FRANCISCO AJALA LOURENÇO

Sd FRANCISCO DUARTE

Sd FRUTUOSO PENHA

Sd GALVÃO DE ALMEIDA CINTRA

Sd GUILHERME TORRES

Sd GUMERCINDO FERNANDES DA SILVA

Sd HERMINDO CLAUDINO DA SILVA

Sd HIGINO ALVES MACHADO

Sd HUGO DE ANDRADE

Sd JOÃO BATISTA FERREIRA FILHO

Sd JOÃO FELIPE FERREIRA

Sd JOÃO LEITE

Sd JOÃO RAMÃO ADORNO

Sd JORGE FRANCISCO DE OLIVEIRA

Sd JOSÉ CANCIO DE SOUZA

Sd LÁZARO FRANCISCO

Sd LEONEL DA SILVA BARCELOS

Sd LEOSVALDO LUCIANO DA ROSA

Sd LINCOL RODRIGUES ALVES

Sd LÚCIO LOPES GONÇALVES BARBOSA

Sd MILITÃO ECHEVERRIA

Sd NATALICIO CARDOSO

Sd NESTOR PADILHA DE LIMA

Sd OLAVO RAMOS

Sd PAULO AJALA

Sd RAMÃO BENITES

Sd RAMÃO PENAJO MACIEL

Sd ROMALINO CLARO DE CARVALHO

Sd SATURNINO AUGUSTO PAIXÃO

Sd SEVERINO BATISTA DA SILVA

Sd TEODORO SATIVA - faleceu em combate (vitima de disparo de arma de fogo que lhe atingiu a parte frontal da cabeça) no dia 2 de maio de 1945 - seus restos mortais acham-se depositados no Monumento Nacional aos Pracinhas, na cidade do Rio de Janeiro-RJ

Sd TIBURCIO LOUREIRO


Boletim Intérno do 10º RCI - RAJ, Nº 138, de 19 de junho de 1944 - (6 homens)



2º Sgt JOSUÉ BEZERRA DO VALE

Sd ALFREDO GOMES SOBRINHO

Sd CATULO DA COSTA RONDON

Sd FRANCISCO DE ASSIS FLORES

Sd FRANCISCO JUCA DE FREITAS

Sd HERMENEGILDO FERREIRA


Em 2006 o 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Bela Vista-MS, no comando do Ten Cel Leonardo Pfeifer Macedo realizou um concurso abrangendo diversas modalidades culturais (pintura, música, redação, etc...). O público alvo foi o estudantil das escolas do município. A Escola Estadual Vera Guimarães Loureiro, sagrou-se campeã na modalidade teatral. A equipe deste colégio, formada por onze alunos coordenados pela brilhante professora Fátima Pussi - bióloga e encarregada da área de tecnologia do colégio; apresentou uma encenação teatral cujo tema escolhido foi o "Projeto Pistóia".



A todos os integrantes da equipe, bem como a direção da Escola Vera Guimarães Loureiro, na pessoa da professora Rosemari brites Marques, os agradecimentos de Laguna Turismo e Viagens Ltda.














sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A COLÔNIA MILITAR - O TENENTE ANTONIO JOÃO - A EPOPÉIA DOS DOURADOS - CENAS DO TEATRO AO AR LIVRE

I - PRELIMINARES
Em 1999 haviamos levado a cabo a missão a nós confiada pelo Exmo Sr Gen Bda Mauro Patrício Barroso, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - "Brigada Guaicurus" sediada na cidade de Dourados-MS; de levantar o verdadeiro caminho das tropas da Retirada da Laguna quando da invasão do Mato Grosso-MT, por tropas do Marechal Francisco Solano López em 1867 (meados da Guerra do Paraguai).
Transcorrido dois anos, fomos novamente incumbidos pelo Exmo Sr Gen Bda Yvan Luiz Madruga Varjão - comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e pelo Ilmo Sr Ten Cel Paulo Gerson Camargo Serafini - Comandante do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado - RAJ, para conceber um teatro ao ar-livre o mais próximo possível da realidade, da épica "Epopéia de Antonio João" - marco inícial da invasão do Mato Grosso-MT por forças paraguaias, no atual Parque Histórico Colônia Militar dos Dourados (PHCMD).
Não há como discorrer sobre o atual “Parque Histórico Colônia Militar dos Dourados - PHCMD”, sem mencionar-se o Gen Cav R/1, José Cancelo Santiago – benfeitor e guardião deste solo sagrado que é o PHCMD.
Natural de Itaqui-RS - militar de escol - teve sua formação na antiga Escola Militar do Realengo, onde assentou praça voluntariamente em 01 Mar 1930.
Serviu no Regimento Antonio João por dois períodos:

- de 08 Fev 1937 a 06 Abr 1939 e
- de 25 Jun 1951 a 06 Jul 1966.

No transcurso de sua carreira militar desempenhou a função de Ajudante de Ordem por cinco vezes.
Em 30 Dez 1895, pela Lei Nº 360, a colônia é emancipada e reverte ao regime civil.
No início da década de 1950 foi doado ao Exército, através do saudoso Cel Cancelo – por dona Sylvia Gomes, filha e herdeira do Maj João Luis Gomes, uma área de 30 ha - onde se situava a sede da Col Mil dos Dourados; à qual foi anexada, posteriormente, outra doação de 73 ha, feita pelo Sr Aryno Moreira, ex-militar do RAJ e pecuarista da região.

Cel. José Cancelo Santiago

Sra. Sylvia Gomes

Sr. Aryno Moreira e Sra Aracy M. M. Gonçalves

Assumiu sua última comissão como diretor do novel Pq Hist Col Mil dos Dourados - lá permanecendo mesmo após seu falecimento em abril de 1986, com a idade de 78 anos.
Em seu túmulo há uma placa de bronze com os seguintes dizeres:



II - INTRODUÇÃO

A 27 de dezembro de 1864, a Colônia Militar foi informada sobre uma força paraguaia que se aproximava para atacá-la.
Mesmo sabendo do efetivo inimigo e da impossibilidade de resistir ou receber reforços, Antônio João não exitou, pois tinha plena certeza de que seu sacrifício era a mais eloqüente prova do direito brasileiro àquelas terras. Determinou a evacuação dos civis que habitavam a colônia - cerca de 80 pessoas - e decidiu defender aquele solo até o último sacrifício. À ordem de render-se respondeu que só o faria por determinação do Governo Imperial. Dada a resposta, travou-se o combate desigual, vindo a tombar Antônio João e seus bravos comandados, findava neste momento um feito de ousadia, coragem, disciplina militar e sacrifício pátrio.
A encenação da Epopéia teve a participação de 150 atores/figurantes e o objetivo de resgatar a memória histórica/cultural do município de Antônio João.

Iniciativas:

Gen Ivan Luiz Madruga Varjão – Cmt 4ª Bda C Mec (24 Nov 2001)
Dr. Dácio Queiroz da Silva – Prefeito Municipal de Antonio João-MS (07 Set 2002)

Apoio:
Cel
Elmar de Azevedo Burity – Cmt 11º RC Mec
Ten Cel Paulo Gerson Camargo Serafini – Cmt 10º RC Mec

Autoria:
Cap QAO R1
Krugerson Mattos – Pesquisador histórico do 10º RC Mec

Coordenação:
Prof. Eva
L. Penzo Echeverria – Gerente Mun. de Educação
José Aldemir (Maninho) – Gerente Mun. de Obras e Serv.Urbanos
Edgar Martins Peixoto – Gerente Mun. de Desenv. Econômico
Watson Mattos - Diretor de Artes

III - APRESENTAÇÃO


1º Ten Antonio João Ribeiro - Patrono do Quadro Auxiliar de Oficiais

(24 Nov 1823 – 29 Dez 1864)

Em sua fé-de-ofício e no Livro-Mestre da Segunda Companhia do Corpo de Cavalaria de Mato Grosso, acham-se registrados os assentamentos deste oficial de Dragões (antiga designação da Cavalaria) do teor seguinte:
“TENENTE ANTÔNIO JOÃO RIBEIRO” – filho legítimo de Manoel Ribeiro de Brito, natural de Poconé, província de mato Grosso. Nasceu em 1823, solteiro, altura 64 polegadas (1,63m), cabelos pretos e lisos, rosto comprido e claro, olhos pretos, barba pouca e preta. Assentou praça voluntariamente no Batalhão de Caçadores nº 12 da Província de Mato Grosso, com sede em Cuiabá, então, capital da Província.


IV - FATOS OCORRIDOS DE 1856 A 1861


4.0 – Origem das Colonias Militares

... “O Governo Imperial, ainda no começo do II Reinado, precisou voltar, à guarda e proteção de nossas fronteiras. Recorreu então à experiência deixada pelos velhos Baluartes ali outrora estabelecidos. A esses novos postos de guarda sem falar de outros similares, de fins policiais e punitivos, denominados presídios militares, deu-lhes o governo o nome de Colônias Militares.
O primeiro ato do governo brasileiro, a esse respeito veio pela lei Nº 555, de 15 de Junho de 1850 - a Lei Orçamentária do Império para o Exercício de 1850/1851.
Essa é a origem de nossas Colônias Militares.

4.1 – Criação da Colônia Militar dos Dourados

A primeira Colônia deste novo tipo, com destino certo, condizente com o nome, foi exatamente a Colônia dos Dourados. Foi criada por Decreto nº 1754, de 26 de Abril de 1856.

4.2 – Fundação da Colônia Militar dos Dourados


4.2.1 - Relatório da Fundação da Colônia em 10 Mai 1861:

...“Logo que chegamos com o pessoal e bagagem, e do modo porque consta do meu itinerário, acampamos na margem esquerda do rio, e construímos uma ponte para poder atravessá-lo. Edificamos um pequeno rancho para receptáculo dos víveres que trazia-mos, e do mais que íamos buscar. Demorei-me três dias, enquanto com o oficial encarregado do levantamento da sua planta (Alferes Lupércio Gabagem Champolim) reconhecíamos os arredores, as extensões, as matas, as madeiras, a qualidade das terras, vegetais, minerais etc..., até que, findo estes trabalhos, e encarregado o 2º Sargento (Teófilo José de Paiva) da direção dos trabalhos marcados, parti em busca do resto dos colonos e suas famílias, e de tudo quanto de antemão havia preparado... – Colônia Militar dos Dourados, aos 10 de Maio de 1861 – João Crisóstomo Moreira, Alferes Comandante Interino”.

4.2.2 - Passagem de Comando

Passado 6 meses da fundação, houve troca de comando na Colônia Militar dos Dourados em Novembro de 1861, ocasião em que o 2º comandante – o Ten José Maurício de Velasco Molina, sucedeu na direção da Colônia o seu fundador, o Alferes João Crisóstomo Moreira – designado para o comando-interino da Colônia Militar de Miranda.

V - FATOS OCORRIDOS EM 1862


5.0 – Incursão Paraguaia do Ten Pedro Pereyra

Em fevereiro de 1862, invadiu o Sul de Mato Grosso, partindo da Vila de Concepción, um destacamento de 60 praças de cavalaria, comandado pelo Tenente Pedro Pereyra. Marchou pelo caminho do CHIRIGUELO, e entrou por Ponta Porã em território brasileiro. No dia 10 de Fevereiro chegou à Colônia Militar dos Dourados, e, no dia 11, à Colônia Militar de Miranda.
Duas horas esteve Pereyra na Colônia Militar dos Dourados, observando e inquirindo detidamente tudo quanto ali e nos arredores interessava a sua missão. Molina deu-lhe a ler as Instruções que serviram para a fundação da colônia. Disse-lhe Pereyra que estavam em território do Paraguai e o haviam de desocupar.
No mesmo dia prosseguiu Pereyra a marcha por cerca de 6 léguas e bivacou na cabeceira do Rio Belo. Apenas chegado ali, uma de suas guardas, deteu e lhe trouxe um homem a pé, armado de fuzil. Este lhe disse ser um chasque de Dourados com a parte de Molina para o Ten Cel Dias da Silva, em Nioaque, avisando dos acontecimentos.
O Tenente Pereyra, contudo, resolveu detê-lo, por precaução, durante a noite, e só lhe deu liberdade pela manhã do dia seguinte, 11 de fevereiro.

5.1 – Ação do Cmdo do Distrito Militar de Nioaque

O Ten Cel Dias da Silva
– Cmt do Corpo de Cavalria do Mato Grosso – com sede em Nioaque, ao receber o comunicado do Ten Molina, despacha, imediatamente, uma avançada ao comando do Ten Antonio João Ribeiro, para deter a escalada do tenente paraguaio e fazer-lhe enérgico protesto.

5.2 – Protesto do Ten Antonio João no Forte de Bella Vista Norte – PY

“Protesto: Eu abaixo assinado, Tenente do Corpo de Cavalaria de Mato Grosso, comandante da força que seguiu até a margem do Rio Apa no trilho de uma partida de 60 a 70 paraguaios, mais ou menos, e dentre eles há um comandante que diz ser o Tenente Pedro Pereyra, a qual desconhecendo os Direitos das Gentes, ultrapassou muito os limites de sua República; passando sem licença do Governo Brasileiro pelas Colônias dos Dourados e Miranda, cometeu abuso de assim o ter praticado; e dito Tenente Pereyra teve a errante lembrança de intimar ao Tenente Comandante da Colônia dos Dourados de retirar-se o quanto antes daquele ponto, que maliciosamente julgou ser terreno paraguaio;

...........................................................................................................

A se dar reincidência dum semelhante caso, dará sobejas razões ao meu Governo usar dos seus direitos, que para isso tem a necessária energia e força suficiente a repelir os agressores, e sustentar a soberania do mesmo Império.
Destacamento de Bela Vista na margem do Rio Apa, 16 de fevereiro de 1862 - Antonio João Ribeiro.”
- Este pois, foi o protesto feito pelo Ten Antônio João Ribeiro ante a invasão do Ten paraguaio – Pedro Pereyra.



VI - FATOS OCORRIDOS EM 1864

6.0 - O apresamento do Vapor Marquês de Olinda


As 22:00 h do dia 11 de novembro de 1864, chegava ao porto de Assunção o navio Marquês de Olinda, trazendo o Presidente da Província de Mato Grosso - Cel Eng Frederico Carneiro de Campos.
Instigado pelo Encarregado de negócios do Uruguai - Dr. José Vásques Sagastume, López manda aprisionar o navio.

Às 14:00 h do dia 12 de novembro de 1864, o “Marquês de Olinda” zarpou com destino a Corumbá. Eram 19:00 h daquele dia quando recebeu tiro de advertência. Às 22:00 h, estavam de volta à capital paraguaia.


6.1 - A Coluna Urbieta e a Colônia Militar dos Dourados

No dia 26 de dezembro de 1864, o Ten Cel Francisco Izidoro Resquín com 3.285 homens, invade Mato Grosso por Bela Vista-MS e; o Cap Martín Urbieta com 365 homens pelas bandas da Colônia Militar dos Dourados.


6.2 - 27 de dezembro (02 dias antes do cerco)

Descambava o dia quando o soldado que fazia a ronda costumeira nas cercanias da colônia, retornara muito antes do tempo necessário ao cumprimento da missão. Informou ao Ten Antonio João que uma imponente tropa paraguaia, achava-se a dois dias da localidade; pondo-o ainda, a par de tudo que observara.
Antonio João mandou tocar uma chamada e reuniu a gente da colônia. Nessa fala ele expôs as circunstâncias em que se achava a colônia e a loucura da resistência e terminou dando a todos licença para a abandonarem.


Não desejando abandonar o posto, seu comandante permaneceu acordado por horas, matutando como proceder em ocasião tão drástica.
Preparou toda a documentação a ser remetida na manhã seguinte ao comando do Distrito Militar em Nioaque.

Teve a feliz idéia de enviar por um estafeta junto com aquela documentação, sua última manifestação de amor à Pátria, apreço e desprendimento, registrado no bilhete que o celebrizou.


6.3 – 28 de Dezembro (Véspera do ultimato)


Cedo ainda, todos prontos, reuniram-se para a triste despedida. Ao deixar o posto de comando Antonio João encontra sua guarnição formada: resolve ainda, dispensar a todos - só ele ficaria.


- Para que, perguntaram uns soldados?
- Para morrer, respondeu ele!


Toda a guarnição declarou que ficaria também. Tocado de emoção, o jovem tenente dá a conhecer a todos o bilhete endereçado ao Ten Cel Dias da Silva.
A seguir, certifica-se nominalmente, da presença dos 14 companheiros de infortúnio.
Designa um estafeta para aquela missão, devendo passar pela Colônia Militar de Miranda e alertar do ocorrido.
Todos os mais partiram: mulheres, crianças, velhos e até moços, em direção a Vila de Nioaque.


Retirada dos Colonos da área militar para o Destacamento de Nioaque


6.4 – 29 de Dezembro (a Epopéia)

Cedo Antonio João despacha um outro chasque para observar os movimentos da força paraguaia.
Enquanto isso, o comandante da coluna paraguaia - Cap Urbieta, em cumprimento da ordem contida nas Instruções de 13 de dezembro de 1864, que recebera do Ministro da Guerra paraguaio - Venâncio López. Cerca a colônia por volta das 13:00 h, ocasião que escutou uma curta chamada.
A seguir, manda o Ten Manoel Martínez intimar o comandante da praça a render-se.

O Ten Martínez autorizado a conduzir o ataque, acompanhado de seus homens, avança a uma distância de segurança e, escoltado por alguns homens desloca-se na direção do Ten Antonio João que, com dois homens, estaca à sua frente.

Ambos travam curto diálogo:

(Pergunta Martínez): - Quien eres usted?
(Responde Antonio João): - Sou o tenente Antonio João Ribeiro do Corpo de Cavalaria de Mato Grosso e comandante desta praça!
Quem é você e o que desejam?... entrando desta maneira em território brasileiro!

(Retruca Mrtínez): - Soy el teniente Manuel Martinez del ejercito paraguayo y, a mando de mi comandante, capitan ciudadano Martín Urbieta, lhes intimo a que se riendam y entreguem la plaza!
(Inquire Antonio João): - Acaso traz ordens do Governo Imperial para que eu me renda, ou, entregue a praça?
(Responde Martínez): - No! - pero trajemos 365 hombres para tomá-la bajo la fuerza de las armas!
(Retruca Antonio João): - Então meus senhores - para traz!... Não me renderei de maneira nenhuma.
Encerrado o diálogo, Martínez retira-se até sua vanguarda, de onde então, comanda o ataque. Pronto se trava o combate, caindo com as primeiras balas o tenente Antonio João e seus dois companheiros.
Do lado paraguaio, segundo Urbieta, foram feridos o Ten Benigno Dias e um soldado de Infantaria.


6.5 – 30 de Dezembro (Desfecho Final)

O estafeta mandado em 28 dezembro não chegou a Nioaque. Foi preso e morto pelos homens do Ten Cel Resquín que a 29 dezembro já havia ocupado a Colônia Militar de Miranda.
Só um homem dos Dourados escapara incólume - o chasque mandado em 29 dezembro observar os paraguaios. Embrenhou-se nas matas da colônia, e, por caminhos desenfiados, foi ter a Nioaque, relatando tudo que vira ao Ten Cel Dias da Silva.


VII - EPÍLOGO


- E assim, tomba bravamente o herói dos dourados – o Ten Antonio João Ribeiro.



“O mais autêntico dos mato-grossenses – porque nasceu e morreu na terra que o viu nascer”


(Ten Krugerson Mattos)


E que em 1980, por Decreto nº 85.097, de 29 de agosto, como homenagem pelo Exército, foi acertadamente escolhido para ser o Patrono do Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO).
Ontem, hoje, amanhã e sempre, ecoará nos campos dos Dourados as célebres palavras do seu bilhete:

“Sei que morro, mas o meu sangue e o de meus companheiros servirá de protesto solene contra a invasão do solo de minha pátria”


(Ten Antonio João Ribeiro)

Clique no link e veja filme sobre Guerra do Paraguai

http://br.youtube.com/watch?v=hNM-yDQ6rLQ

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

CONHEÇA BELA VISTA-MS ATRAVÉS DE CARTÕES POSTAIS

EDITORIAL

Estamos no início do século XXI e no limiar de uma nova era.
2009 será mesmo o ano da abertura do turismo para Bela Vista-MS - a "Princesa do Apa" e sua co-irmã, Bella Vista-PY, la estrella del norte, podem crer!
A administração "Bela Vista para todos", eleita em 2008 para reger os destinos do município no quadriênio 2009/12, enfatizou em seu "Plano de Governo", o desejo de tornar a "Trilha da Retirada da Laguna" no evento histórico-cultural mais importante do Mato grosso do Sul. O Objetivo será a implantação do projeto da trilha ecológica para integrá-la ao roteiro turístico-histórico do Estado do Mato Grosso do Sul.
O prefeito Francisco Emanuel Albuquerque Costa - Chico Maia, pretende, ainda de parceria com as autoridades paraguaias do Departamento de Amambay - P. J. Caballero, e, da cidade de Bella Vista Norte; trabalhar para a viabilização dos 36 km da trilha, localizados naquele município.
Em se realizando tal feito, a administração "Bela Vista para todos", registrará seu nome nos anais da história de Bela Vista-MS e da fronteira sul-mato-grossense.
Será necessário obter o apoio e a participação de órgãos do Governo Federal - ministérios: da Educação, da Cultura, do Turismo, das Cidades, do IPHAN, etc... E de suas congêneres do Governo Estadual - e também, do Ministério da Defesa: Comando Militar do Oeste, 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) e do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado - RAJ (10º RC Mec), entre outros.
Sabemos receber bem nossos visitantes, sendo a hospitalidade marca registrada de nossa gente.
Ao longo do tempo, temos patrocinado apresentações, shows e eventos vindos de fora.
Só dispomos de um único e autêntico produto turístico local - o "Parque de Exposições Rio Apa" - de ciclo anual. Porém, chegou o momento de oferecermos os nossos próprios produtos àqueles que nos visitarem, e o faremos bem.
É preciso sonhar e ousar muito mais.
Potencialmente, dispomos de magnífico pacote temático na área do turismo de história - a "Triplice Aliança": o mega evento da Retirada da Laguna com a comemoração da Batalha de Nhandipá realizado anualmente pela 4ª Bda C Mec e suas Organizações Militares (10º RC Mec, 4ª Cia E Cmb Mec e 9º GAC).
O teatro ao ar livre da "Epopéia dos Dourados", realizado uma única vez no município de Antonio João-MS.
Museu da Erva Mate e gastronomia em Ponta Porã-MS e compras e visitação ao "Parque Nacional de Cerro Corá" em Pedro Juan Caballero.
Bela Vista-MS já conta com sua primeira agência de turismo - a "Laguna Turismo e Viagens Ltda" e com ela o lançamento de magnífica coleção de cartões postais de belo designer .
Cartão postal é o produto turístico mais antigo e mais barato que se conhece. Toda pessoa que, deslocar-se a passeio ou a negócio; de onde estiver, desejará enviar aos parentes ou amigos, uma notícia ou lembrança. É aí que o postal entra em cena. Há, até aqueles que tem o hábito (hobby) de colecioná-los.
Com este espírito é que Laguna Turismo lança belíssima coleção de postais, numerados de 01 a 14 e, desenhados com motivos exclusivos da nossa fornteira. Contem no verso, tópico do que representam as fotografias, em três linguas: inglês, espanhol e portugês.
Deleite-se você tembém vendo-os:
Postal nº 01: Marco Brasil/Paraguai (1874) e Pousada Princesa do Apa.
Foto: Everson Mattos e Cap Mattos.
Postal nº 02: Vista aérea do Regimento Antonio João-RAJ, Panteão Capitão Pedro Rufino, Antiga residência dos comandantes e Parque Histórico Colônia Militar dos Dourados.
Foto: Vilo Balbuena e Cap Mattos.
Postal nº 03: Quartel do Regimento Antonio João-RAJ, entrada da cidade com receptivo turístico, Paço Municipal e Igreja Matiz de Santo Afonso, ponte internacional do Rio Apa, Monumento Internacional de Nhandipá e Igreja de Pedra - São Geraldo.
Foto: Roberto Mancuello, Altair Marques e Vilo Balbuena.
Postal nº 04: Obelisco da rodovia Brasilha/Assunção (BR-060) e ponte internacional do Rio Apa.
Foto: Roberto Mancoelho e Altair Marques.
Postal nº 05: Lanchonete e Churrascaria Barril D'Oro (point da zona sul).
Foto: Altair Marques.
Postal nº 06: 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado-RAJ - Integrou as tropas do Coronel Camisão na Retirada da Laguna e Combateu na Batalha de Nhandipá (11 de maio de 1867).
Foto: Vilo Balbuena.
Postal nº 07: Foto aérea do Balneário Municipal "Praia do Pompilio"(margem direita do Rio Apa).
Foto: Everson Mattos.
Postal nº 08: Quartel da Polícia Militar-MS. Construído pelo Major Antonio Gomes Ferreira da Silva (1912/14).
Foto: Cap Mattos.
Postal nº 09: Igreja Matriz Santo Afonso construída pelos padres redentoristas (1930/34).
Foto: Vilo Balbuena.
Postal nº 10: Monumento Internacional da Batalha de Nhandipá (11 de maio de 1867) .
Foto: Zi Cavalcanti.
Postal nº 11: Igreja de Pedra São Geraldo. Construída em pedra ciclópica (vulgarmente conhecida por pedra canga). Sua construção data dos anos de 1930/32.
Foto: Altair Marques
Postal nº 12: Casarões dos Principais Chefes Políticos do Início do Século XX - residências: do Coronel Militão Loureiro, do Coronel Simão Coelho, do Coronel Firmino Miranda e do Major Gomes.
Fotos: Altair Marques, Lucy Marques e Cap Mattos.
Postal nº 13: Casarões construídos no primeiro quartel do século XX - Antigos estabelecimentos comerciais: Casa Rosa, Casa Paraibana, Casa Internacional e Casa Imperial.
Fotos: Altair Marques e Cap Mattos.
Postal nº 14: Belezas naturais (diversos aspectos do ecoturismo):Morro Margarida, Balneário do Rio Azul, Balneário da Fazenda Bom Fim e Cachoeira do Rio Jaboti.
Fotos: Altair Marques, Vilo Balbuena, Cap Mattos e Toninho Souza.
NOTA: para aquisição da coleção completa dos postais entre em contato conosco no seguinte endereço: Laguna Turismo e Viagens à Rua Barão do Ladário, nº 2146, bairro Planalto, CEP 79.260-000 - ou pelos Tel (0xx67) 3439-1747, Cel 9904-1473 (falar com Cap Mattos)