quarta-feira, 9 de setembro de 2009

MUSEU GENEALÓGICO "ATANASIO DE ALMEIDA MELLO FILHO"

Museu - Sede própria


HISTÓRICO DO MUSEU


A palavra genealógico é relativa à genealogia (= palavra grega deri- vada de gênese, que significa: a geração, sucessão dos seres ou; o conjunto dos fatos ou elementos que concorrem para a formação de alguma coisa).

No presente caso, refere-se à formação do povoamento do município de Bela Vista-MS, desde sua origem e ocupação pelas famílias que por aqui chegaram e se fixaram.

O Museu Genealógico “Atanásio de Almeida Melo Filho” é mais uma iniciativa da empresa “Laguna Turismo e Viagens Ltda”, na pes soa de seu diretor proprietário, Cap QAO R/1 - Krugerson Mattos, morador em Bela Vista-MS à 48 anos (1965/2013), e historiador do 10º R C Mec-RAJ.

O nome do museu é uma homenagem ao saudoso Sr. Atanásio de Almeida Mello Filho... O mais ilustre belavistense que tivemos a oportunidade de conhecer. Foi pecuarista, prefeito de Bela Vista-MS (1955/1959) e possuidor de uma cultura geral invejável, com quem muito aprendemos.

O objetivo do museu é contar a história de Bela Vista-MS, desde sua origem, através das famílias.

Qualquer região pode ser definida geograficamente com precisão. Porém, sua história será escrita pelas pessoas que nela habitarem. Sendo assim, conhecendo a história das famílias de uma comunidade, conheceremos a verdadeira história desta localidade.



Portal de entrada da 38ª Expobel e estande do museu

O museu foi inaugurado pelos Exmo(s) Sr(s): prefeito municipal e presidente do Sindicato Rural de Bela Vista-MS, em 20 de julho de 2009 e ficou em exposição durante os festejos da 38ª EXPOBEL, no Parque de Exposição Rio Apa. Ao término da exposição, o museu passou a funcionar em sua sede própria, à rua Barão do Ladário, nº 2146, Bairro Planalto, no município de Bela Vista-MS.

Prefeito Chico Maia (à esquerda) e presidente do Sindicato Rural Sr Afonsinho Pinheiro (à direita) desatam o laço inaugural da fita verde/amarela.


Contém em seu acervo:

Peças de armamento e munição encontradas ao longo do trajeto da trilha da Retirada da Laguna

Espingarda Minié calibre 14,8 mm - (de fabricação francesa): Encontrada nas imediações do "Cemitério dos 'Heróis", em Jardim-MS... Gentilmente cedida pelo Sr Haroldo Monteiro, um dos herdeiros da "fazenda Jardim", localizada à margem esquerda do rio Miranda.


01- Munição de arma raiada: encontrada no local do combate de Nhandipá (11 Mai 1867), em Bela Vista-MS.

02- Munição de arma lisa: encontrada nas imediações do "Ce mitério dos "Heróis", em Jardim-MS.





Granada de canhão "La Hitte", de fabricação francesa... Arma que combateu no teatro de operações do Mato Grosso-MT, durante a "Guerra da Tríplice Aliança"  (1864 a 1870).









Granada de canhão "whitworth", de fabricação inglesa e que guarneceu o Forte de Coimbra, durante a "Guerra da Tríplice Aliança" (1864 a 1870).






Acesse o link abaixo e veja disparo de uma réplica de canhão antigo.



Baioneta (com lâmina quebrada): acessório de fuzil ou espingar- da, encontrado no local da batalha de "Nhandipá" (11 Mai 1867),  em Bela Vista-MS.




Quadros Murais com Estampas

- 04 (quatro) painéis contendo dezenas de estampas (tamanho - A4), retratando fatos descritos pelo Visconde de Taunay durante a Retirada da Laguna... Desenhadas em 1999 pelo sargento Máximo, ex-integrante do 10º R C Mec - RAJ.


Painéis: 01 e 02... Retratam fatos relacionados ao setor dos municípios de Bella Vista Norte-PY e Bela Vista-MS.

   

Painél 03: retrata fatos relacionados ao setor dos municípios de Jardim-MS e Guia Lopes da Laguna-MS.

Painél 04: retrata fatos relacionados ao setor dos municípios de Nioaque-MS e Anastácio/Aquidauana-MS.

Galeria das Senhoras Ilustres de Bela Vista-MS:

- 01 (uma) galeria das senhoras ilustres de Bela Vista - MS: constituída até o momento de 09 (nove) telas, tamanho 30x40 cm, pintadas em acrílico pelo artista plástico Manoel J. Santos - "Manolito"... Retratando senhoras de grande projeção social.
                                    
01 - Senhorinha Maria da Conceição Barbosa Lopes (1823 - 1913): filha do casal Antonio Gonçalves Barbosa e Victoria Maria de Jesus... Procedentes de Sabará-MG, passaram a fixar residência em Franca do Imperador-SP... Nasceu em 22 de fevereiro de 1823... Contando com um mês de nascimento (22 de março), foi batizada na igreja Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Franca-SP... Contraiu primeira núpcias com Gabriel Francisco Lopes, com quem teve quatro filhos... Em 1836 o casal acompanhou Antonio Gonçalves Barbosa (seu pai) numa expedição de 58 pessoas, rumo a Mato Grosso-MT, a mando do Barão de Antonina (João da Silva Machado)... Em 1842/46, Gabriel e Dona Senhorinha fundaram a fazenda "Arroio de Ouro", nas proximidades do rio Apa... Em 1849 o marido foi assassinado por dois escravos, sendo aí sepultado... No ano seguinte (18 de outubro), a viúva é feita prisioneira (primeira vez) por tropa paraguaia, a mando do Presidente Dom Carlos Antonio López e levada à Assunción-PY... Algum tempo depois, por gestões diplomáticas, foi libertada... Em 1851, contraiu matrimônio em segunda núpcias com seu cunhado José Francisco Lopes (o guia da expedição de Mato Grosso), com quem teve sete filhos... Em 30 de dezembro de 1864 é novamente feita prisioneira (segunda vez), e levada para a Vila de Horqueta, distrito de Concepción no Paraguai; por tropas do Coronel Francisco Isidoro Resquin, a mando do Marechal Francisco Solano López... Lá permanecendo até o término da Guerra da Tríplice Aliança em 1870... Liberta que fora pelo General Câmara, comandante das tropas brasileiras estacionadas em Concepción-PY, retorna a seus pagos, trazendo a imagem de Santa Rita de Cácia, padroeira da Vila de Nioaque-MS, usurpada pelas tropas paraguaias... Com o advento da República (1889), dona Senhorinha é convidada a hastear a nova Bandeira Nacional em substituição à Imperial... Ocasião que lhe foi outorgado os títulos honoríficos de: madrinha da primeira bandeira republicana; e madrinha do 7º Regimento de Cavalaria Ligeira (atual 10º R C Mec - RAJ), sediado em Nioaque, à época... Em 15 de novembro de 1912, hasteou, a convite e pela última vez, a Bandeira do 3º Regimento Independente de Cavalaria (atual 10º R C Mec - RAJ); desta feita, sediado em Bela Vista-MS... Dias depois (26 de janeiro de 1913) veio a falecer com a idade de 90 anos... Como forma de homenagem, a cidade de Bela Vista-MS, colocou seu nome em uma rua do bairro Antonio João... Seus restos mortais encontram-se sepultados no cemitério do bairro Água Doce em Bela Vista-MS.

02 - Anna da Conceição Almeida (1820 - 1905): nasceu a 8 de dezembro de 1820... Oriunda de Itapeva da Faxina-PR, onde contraiu matrimônio com Joaquim Ferreira de Mello, com quem teve nove filhos...Veio com o esposo para a antiga   Província de Mato Grosso, acompanhada das filhas solteiras (Rosa, Eliza e Ambrosina)... Inicialmente, instalaram-se na Vila de Nioaque-MS em 1863 (vésperas da Guerra da Tríplice Aliança), onde o esposo adquirira a "fazenda Boa Esperança", de propriedade do Barão de Antonina (João da Silva Machado), por troca da "Fazenda dos Pinheirais", no Paraná, propriedade dos Almeida/Mello... Em consequência da invasão do Mato Grosso, retornam à terra natal... Com o fim da guerra, o casal retorna a Mato Grosso em 1875, acompanhados das duas filhas casadas: Antonia Maria Mello (Nhá Moça), casada com Constantino de Almeida Carneiro e, Maria Benedicta de Almeida Mello, casada com Francisco Loureiro de Almeida (Chico Loureiro)... Com o falecimento do marido em 31 de maio de 1878 e posteriormente, a partilha dos bens, metade da propriedade foi vendida a Antonio Francisco Rodrigues Coelho e a outra metade a Idelfonso Mendes... A seguir, foi adquirido pela viúva e herdeiros a "fazenda Estância Nova" (parte da antiga fazenda Tapera), do casal Gustavo Adolpho Ferreira Machado e Theodora Maria dos Santos... Nova morada dos Almeida/Mello... A partir de 1885, os filhos Cândido e Athanazio se associam na firma "Athanazio & Candido Pinheiro", para a aquisição em nossa região de terras da antiga fazenda "Vacca Cadiga"  (depois São Luis)... Na ocasião, Constantino Carneiro e Antonia Mello (Nhá Moça), genro e filha, respectivamente, de Anna Conceição Almeida... Mudaram-se para a fazenda São Luis, para garantir a posse das terras dos Almeida/Mel lo... Em 1895, Anna da Conceição e os filhos fixaram residência, definitivamente, na fazenda São Luis... Onde veio a falecer em 6 de novembro de 1905, e se acha sepultada.

03 - Eponina de Almeida Carneiro (1876 - 1957): filha do casal Constantino de Almeida Carneiro e Antonia Maria Mel lo (Nhá Moça)... Nasceu em 7 de março de 1876 na antiga fazenda São Luis, município de Bela Vista-MS, quando os Almeida/Mello retornaram de Itapeva da Faxina - Província do Paraná, após o término da Guerra da Tríplice Aliança... Seus pais vieram, inicialmente, para a vila de Nioaque-MS em 1875, onde os avós possuíam as terras da fazenda Boa Esperança... Com o falecimento de seu avô Joaquim Ferreira Mello, em 31 de maio de 1878; a viúva deste e os herdeiros, venderam as propriedades de Nioaque e adquiriram novas terras em nossa região; A antiga fazenda "Vacca Cadiga" (origem das fazendas São Luis e Santo Amaro)... Tal fato ocasionou a vinda de seus pais para Bela Vista-MS, a fim de garantir a nova posse dos Almeida/Mello, em 1885... Contraiu matrimônio, em 22 de novembro de 1891, com seu tio Athanazio de Almeida Mello, o patriarca da família "Mello" em Bela Vista-MS, com quem teve treze filhos... Por necessidade de estudo para os filhos, foi obrigada a mudar-se para a sede do município... Para manter o costume das práticas produtivas na fazenda, adquiriu uma chácara nas imediações da cidade... Mais tarde arrendou-a ao Juíz de Direito Dr. Mello e Silva, que nela montou um alambique para produção de "Cachaça"... Faleceu em Bela Vista-MS, em 15 de novembro de 1957, onde acha-se sepultada no cemitério municipal do bairro Água Doce.

04 - Angélica Maria Ribeiro Ferreira (1877 - 1961):Nasceu em 23 de Maio de 1877... Natural de Santana do Livramento, Estado do Rio Grande do Sul... Filha do casal Manoel Justino Ferreira e Marcolina Ribeiro... Veio do Rio Grande do Sul-RS com a idade de 10 anos, integrando a comitiva da família de seus pais... Nos idos de 1886, saíram do Estado do Rio Grande do Sul em uma expedição que adentrou a província de Corrientes na Argentina e passou para a República do Paraguai, estacionando em Vila Rica e Caçapá... Finalmente, em 1887, retornaram ao solo pátrio, atravessando o passo velho do rio Apa na localidade fronteiriça de São Carlos-PY... Contraiu núpcias em 1900, com Firmino Rodrigues de Miranda, com quem teve uma prole de 13 filhos... Em 2 de maio de 1922, Dona Angélica e seu esposo Cel Firmino Rodrigues de Miranda, foram os beneméritos doadores de parte do lote número 13, da praça municipal, destinado à construção de uma igreja (capela) - com a condição de ser ela dedicada ao Senhor Divino Espírito Santo, conforme consta no registro número 271, de 31 de janeiro de 1923... Construída que fora em 1913 por iniciativa do Cel Antonio Gomes Ferreira da Silva... Tendo esta sob a porta principal, a pedra fundamental, sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição... Veio a falecer em 20 de fevereiro de 1961, na cidade de Campo Grande-MS, com a idade de 83 anos... Seu corpo foi transladado para o cemitério de Bela Vista-MS, e posteriormente, para o cemitério da família na antiga fazenda São João (atualmente, parte das fazendas Carandá e Bahia - no atual município de Caracol-MS).

05 - Antonia da Costa - "Nhá Tunica" ( 1893 - 1943): filha do casal Mamedes da Costa e Olympia da Costa... Era de descendência indígena, e seus pais pertenciam a etnia "Terena", que habitava a região de Bela Vista-MS... Por volta de 1910, Anthero Loureiro de Almeida (Nhô Anthero) - proprietário da fazenda Santa Cruz no município de Bela Vista-MS, com 48 anos de idade e solteiro, era portador de uma ferida no rosto, que nunca cicatrizava, motivo por que, até então, não se casara... Necessitando de alguém para cuidar dos afazeres da sede da fazenda, dirige-se a uma aldeia indígena das proximidades, ocasião que conhece e simpatiza com a moça Antonia... Entabula então, negociações com os pais dela e assim, leva a jovem de 17 anos para tomar conta das atividades domésticas da casa da fazenda.. Sequer desconfiava que estava, na verdade, levando aquela que viria a ser sua esposa... Nhô Anthero e Antonia contraem núpcias e deixam uma digna descendência de nove filhos... A 7 de março de 1938, Nhô Anthero vem a falecer em consequência do epitelioma (tumor) de que era portador... A 3 de agosto de  1943, Antonia vem a falecer em sua residência, vítima de apoplexia-cerebral, contando apenas 50 anos de idade... Acha-se sepulta da no cemitério do bairro Água Doce no município de Bela Vista-MS.

06 - Maria Algusta Gomes - "Vovó Sinhá" (1864 - 1969): filha do casal Antonio Gomes e Maria de Arruda... Nasceu em 1º de abril de 1864 na cidade de Cuibá-MT... Casada com Antonio Gomes da Silva, funcionário da Mesa de Renda Federal, veio para Bela Vista-MS, acompanhada de sua família, em virtude da transferência funcional do marido, de Cuibá-MT para a unida de da Receita Federal desta cidade, numa época em que o transporte ainda era à carreta tracionada a bois... Vovó Sinhá era parteira licenciada pelo município de Bela Vista-MS, tendo, inclusive, que recolher "Imposto de Indústria e Profissão"... Exerceu a atividade até a velhice... Enfrentou toda a sorte de adversidades (chuva, escuridão da noite, frio, etc...) para ajudar uma mulher a dar a luz... Auxiliou até médicos a realizar partos, prestando, desta maneira, inestimáveis serviços à sociedade bela-vistense... Teve um casal de filhos, que juntamente com seu marido, faleceram primeiro do que ela... Recebeu o tratamento carinhoso de "Vovó Sinhá", pelos integrantes das famílias pioneiras da cidade... Não se sabe o número exato de partos realizados por ela, porém, é certo ter feito mais de mil partos... A título de elucidação, o famoso cantor "Ney Matogrosso Pereira", que é natural de Bela Vista-MS, teve seu parto assistido por ela... Vovó Sinhá, como sua mãe, eram devotas de São João Batista, santo que festejavam todo dia 24 de junho de cada ano... Tradição que a família vem mantendo de geração após geração... Faleceu em 18 de fevereiro de 1969 e encontra-se sepulta da no cemitério do bairro Água Doce, em Bela Vista-MS.

07 - Ester Silva (1888 - 1986): filha do casal Octávio Antonio da Silva e Mercedes de Araújo... Veio para Bela Vista-MS em companhia dos pais... Vieram do município de Rosário, Estado do Rio Grande do Sul, onde nasceu a 12 de setembro de 1888... Deixaram o Rio Grande do Sul, em viagem de vapor, em 2 de novembro de 1911, tendo ela 23 anos de idade... Prosseguiram a viagem em carreta da Companhia Mate Laranjeira... Tão logo aqui chegou em 1911, foi nomeada para o cargo de professora estadual, a ser exercido, na ainda Vila de Bela Vista-MT, distrito de Nioaque-MT (atualmente MS)... A escola funcionava numa casa de barro, coberta de capim, localizada na esquina da Praça Alvaro Mascarenhas, cruzamento das ruas 15 de novembro com Coronel Dias (antigo fórum judicial)... Em   13 de abril de 1930, por ato municipal número 44, foi nomeada professora municipal, cargo que ocupou até 6 de abril de 1956, quando foi nomeada diretora do Ginásio estadual de Bela Vista... Sempre lutou com muita dificuldade, por ser mal remunerada... Para complementar sua renda, nas horas de folga, exercia a função de "bilheteira" do cine São José... Era solteira e criou quatro sobrinhos órfãos de mãe... Ocupou o cargo de vereadora (cargo não remunerado à época) para o quadriênio de 1951 a 1955... O povo bela-vistense homenageou-a, em 1952, por seus dirigentes, que fizeram gestão junto ao governador do Estado - Dr. Fernando Correia da Costa - dando o seu nome a uma das escolas estaduais da cidade... Em 20 de julho de 1976, foi homenageada pelo Rotary Clube de Bela Vista-MS, pelos relevantes serviços prestados à sociedade bela-vistense... A 24 de janeiro de 1977, recebeu o título de "Cidadã Bela-vistense", outorgado pela Câmara Municipal... Veio a falecer em 20 de outubro de 1986, com 98 anos de idade... Acha-se sepultada em Bela Vista-MS, no cemitério do bairro Água Doce.

08 - Vera Guimarães Loureiro (1901 - 1977): nascida em 2 de dezembro de 1901, na cidade de Cuiabá-MT... Filha do casal Rita da Costa Vaz Guimarães e Horacio Vaz Guimarães, de família tradicional cuiabana... Formou-se professora pela Escola Normal de Cuiabá-MT... Em 1922, foi nomeada para ocupar o cargo de diretora de escola em Bela Vista-MT, pelo então governador de Mato Grosso - D. Francisco de Aquino Correia (1918 - 1922), sendo Prefeito Municipal de Bela Vista-MT, à época, o Dr. Demosthenes Martins  (19 de junho a 31 de de zembro de 1923)... Veio de Cuiabá-MT em companhia dos pais, de navio até Porto Esperança e daí à Bela Vista-MT, por meio de carreta tracionada a bois... Casou-se com Pêgo Loureiro de Almeida, de tradicional família bela-vistense, com quem teve nove filhos... Além de  dedicar-se ao magistério na sede do município, lecionou também, em fazendas como "Boa vista" e "Roncador"... Em 1933, juntamente com o marido e os quatro primeiros filhos, mudaram-se para a "Fazenda Cedro", na localidade de "Bonito" - distrito do Município de Miranda-MT, à época... Em 1935, retornou à Bela Vista-MT, dedicando-se sempre ao ensino de: língua portuguesa, matemática, história, geografia e religião... Faleceu em 9 de maio de 1977, deixando seis filhos vivos e viúvo seu esposo... Está sepultada em Bela Vista-MS, no cemitério público do bairro Água Doce... O povo bela-vistense, homenageou-a, por seus dirigentes, que fizeram gestão junto ao governador do Estado, dando o seu nome a uma das escola estaduais da cidade. 

09 - Sylvia Gomes (1880 - 1960):  Filha do Major Art João Luiz Gomes e de D. Carlota Almiron López... Nasceu em 31 de julho de 1880, na Fortaleza da Laje-RJ, uma das guarnições militares para onde seu pai fora transferido... Com o término da Guerra da Tríplice Aliança, a antiga Colônia Militar dos Dourados fora extinta... Com o advento do "Ciclo da Erva Mate", foi criada uma Agência Fiscal por Ato nº 734, de 5 de janeiro de 1885, ocasião que seu pai o Maj Gomes fora transferido para a guarnição militar de Ladário-MT... Passado algum tempo, o Maj Gomes foi nomeado diretor da "Agência Fiscal da Colônia Militar dos Dourados", em substituição ao Cap Rogaciano Monteiro de Lima... Extinta a Agência Fiscal (antiga Colônia Militar dos Dourados), em 30 de dezembro de 1895, pela Lei nº 360, o Maj Gomes foi transferido para a reserva, ocasião que adquiriu do governo, por direito adquirido do Império, a concessão de 2600 ha, naquela localidade, instalando sua propriedade com a denominação de "Fazenda da Resignação" (atual Parque Histórico Colônia Militar dos Dourados)... Com o falecimento dos genitores (Maj Gomes e D. Carlota), procedeu-se à partilha dos bens, que aos poucos foram sendo vendidos a terceiros... Em 1957, foi doado ao Exército por intermédio do coronel José Cancelo Santiago - por Dona Sylvia Gomes - filha e herdeira do major Gomes, uma área de 30 ha - onde situava a antiga Colônia Militar dos Dourados... Dona Sylvia Gomes faleceu em 13 de dezembro de 1960 e, seus restos mortais, juntamente com os do coronel José Cancelo Santiago, acham-se sepultados, em local de destaque, logo à entrada do Parque Histórico Colônia Militar dos Dourados. 
  
Galeria dos Patriarcas das Famílias bela-visten ses:

- 01 (uma) galeria dos patriarcas das famílias bela-vistenses, constituída até o momento de 93 (noventa e três) telas, tamanho 30x40cm, pintadas em acrílico pelo artista plástico Manoel J. Santos – “Manolito”, ou então, por ampliação de fotos originais... Retratando os patriarcas das famílias relevantes   de Bela Vista-MS.

01 - José Francisco Lopes - Guia Lopes da Laguna(1811-1867): é o patriarca da família "Lopes", para Bela Vista-Ms, Jardim-MS, Guia Lopes da Laguna-Ms e adjacências... Nasceu em 26 de fevereiro de 1811 e foi um dos prepostos do Barão de Antonina (João da Silva Machado)... Juntamente com a família "Barbosa", constituem  os dois núcleos familiares que iniciaram o povoamento e a ocupação do sul do antigo Estado do Mato Grosso (hoje MS)... Estabeleceram-se em nossa região por volta de 1846... Contraiu matrimônio em primeira núpcias com dona "Maria Pereira", com quem teve três filhos e, segunda núpcias com Dona "Senhorinha Maria da Conceição Barbosa Lopes", (ver galeria feminina), com quem teve  sete filhos... Guiou as tropas do Coronel Camisão, durante a Guerra do Paraguai, na célebre "Retirada da Laguna"... Sua família esteve prisioneira no Paraguai, durante todo o período da guerra (1865/1870)... O único filho do primeiro casamento, que veio com ele para Mato Grosso, tinha o mesmo nome do pai (José Francisco Lopes Junior) e é citado, mais de uma vez, pelo Visconde de Taunay em seu livro "A Retirada da Laguna" - esteve prisioneiro em "Horqueta", no Paraguai e veio a falecer em 26 de maio de 1867, sendo enterrado nos campos da atual Fazenda Jatobá - Município de Jardim-MS (propriedade do Empresário Rufino Kuh nen)... Seu pai (o Guia Lopes),   faleceu no dia seguinte (27 de maio  de 1867), às margens do rio Miranda, em terras sua (fazenda do Bom Jardim), acometido de cólera-morbo... Seus restos mortais foram transladados, em 1941, para o monumento aos "Heróis da Laguna e Dourados", localizado à praça General Tibúrcio, na praia Vermelha, no Rio de Janeiro-RJ.

02 - Clemente Gonçalves Barbosa (1855-1927)  - "in memorian" de Anto nio Gonçalves Barbosa (IGN - IGN): é o patriarca da família "Barbosa" para nossa região... Juntamente com a família "Lopes", constituem os dois núcleos familiares que iniciaram o povoamento e a ocupação do sul do antigo Estado do Mato Grosso (hoje MS)... Estabeleceram-se em nossa região por volta de 1846... Tinha nove anos de idade quando foi feito prisioneiro, juntamente com Dona "Senhorinha Barbosa Lopes" e demais parentes, durante o período da Guerra do Paraguai (1865/1870)... Contraiu matrimônio em primeira núpcias com sua prima Izabel Porcina Lopes, com quem teve quatro filhos e, em segunda núpcias com Cipriana Lopes, com quem teve, também, quatro filhos... Recebeu como presente de núpcias, do primeiro casamento, a fazenda "Monjolinho", que até agora conserva este nome... Foi vereador em Bela Vista-MS por 4 mandatos... Faleceu em 4 de fevereiro de 1928, em virtude de desavenças, por questão de terra, com integrantes da família "Brum" e acha-se sepultado no cemitério de sua fazenda - "Cemitério dos Barbosa", localizado na região denominada "Agua Amarela" - divisa entre os Municípios de Bela Vista-MS e Jardim-MS... Por inexistência de foto de Antonio Gonçalves Barbosa, foi colocado em sua memória, a foto e a biografia do descendente que liderou o "clã dos Barbosa", na região de Bela Vista-MS e adjacências.

03 - Joaquim Ferreira Mello (IGN-1878): é o patriarca geral da família "Almeida/Mello"... Como os "Lopes" e os "Barbosa", também foi preposto do Barão de Antonina (João da Silva Machado) no início do povoamento e ocupação do sul do antigo Estado do Mato Grosso (hoje   MS)... Contraiu matrimônio com dona Anna da Conceição Almeida (ver galeria feminina), com quem teve nove filhos... Os Almeida/Mello estabeleceram-se, a partir de 1863, na Vila de Nioaque (às vésperas da Guerra do Paraguai)... Fêz parte do contingente civil incorporado ao efetivo do Cel José Antonio Dias da Silva - comandante do 1º Corpo de Cavalaria de Mato Grosso (atual 10º R C Mec-RAJ) - sediado em Nioaque-MS, à época do início da invasão de Mato Grosso por tropas do Mal Solano López... Com seu falecimento em Nioaque (31 Mai 1878), os descendentes venderam sua fazenda "Estância Nova" e adquiriram em nossa região a fazenda "Vacadiga" (origem das fazendas São Luiz e Santo Amaro), por volta de 1885... Ocasião em que os primeiros familiares, para cá vieram.

04 - Candido Pinheiro (1839-1914): é o patriarca da família "Pinheiro".. Deu origem a uma das seis mais influentes famílias da emergente cidade de Bela Vista-MS e suas adjacências: os "Mello" - os "Pinheiro" - os "Carneiro" - os "Loureiro" - os "Trindade" e os "Moreira-I"... Descen- dente direto do casal "Almeida/Mello" (Joaquim Ferreira de Mello e Anna da Conceição Almeida)... Os "Pinheiro" estabeleceram-se, inicialmente, na vila   de Nioaque, em período anterior à Guerra do Paraguai... De sociedade com o irmão Athanasio de Almeida Mello, adquiriram a fazenda "Vacadiga"  (origem das fazendas São Luiz e Santo Amaro), vindos a se estabelecer em nossa região a partir do ano de 1887... Contraiu matrimônio com a sobrinha Dona Persiliana Loureiro de Almeida, com quem teve quatro filhos ... Faleceu em Bela Vista-MS, em 18 de janeiro de 1914, onde se acha sepultado.

05 - Athanásio de Almeida Mello (1851-1937): é o patriarca da família "Mello"... Do tronco "Almeida/Mello" originaram as seis mais influentes famílias da emergente cidade de Bela Vista-MS e suas adjacências: os "Mello" - os "Pinheiro" - os "Carneiro" -  os "Loureiro" - os "Trindade" e os "Moreira-I"... Descendentes direto do casal "Almeida/Mello" (Joaquim F. Mello e Anna da Conceição Almeida)... Inicialmente, se estabeleceram na vila de Nioaque, em período anterior à Guerra do Paraguai... Participou do movimento contra-revolucionário de 1892, ao lado de "Jango Mascarenhas"... De sociedade com o irmão Cândido Pinheiro, adquiriram a fazenda "Vacadiga" (origem das fazendas São Luiz e Santo Amaro), vindos a se estabelecer em nossa região a partir do ano de 1887... Em Bela Vista-MS foi vereador por 3 mandatos e primeiro Presidente da Câmara Municipal... Como homenagem, o plenário da Câmara recebeu o seu nome... Contraiu matrimônio com a sobrinha Dona Eponina de Almeida Carneiro, com quem teve treze filhos... Faleceu em Bela Vista-MS, em 13 de março de 1937, onde se acha sepultado.

06 - Constantino de Almeida Carneiro (IGN-1885): é o patriarca da família "Carneiro"... Deu origem a uma das seis mais influentes famílias da emergente cidade de Bela Vista-MS e suas adjacências: os "Mello" - os "Pinheiro" - os "Carneiro" - os "Loureiro" - os "Trindade" e os "Morei ra-I"... Combateu na Guerra do Paraguai, no Teatro de Operações do Sul (RS)... Contraiu matrimônio em primeira núpcias com Dona Maria Rita das Dores, com quem teve o filho Onofre Almeida Carneiro e, em segunda núpcias com Antonia Maria Mello (Nhá Moça), com quem teve mais quatro filhos... Era genro do casal "Almeida/Mello" (Joaqum F. Mello e Anna da Conceição Almeida)... Em 1885 já se encontrava arranchado na sede velha da fazenda São Luiz, para garantir a posse das terras dos "Almeida/Mello", adquiridas de Felisberto Nepomuceno Prates... Faleceu em 17 de outubro de 1885, por ação de uma descarga elétrica provocada pela queda de um raio...Foi sepultado em local ignorado, não longe da sua morada.

07 - Antonio Ignácio da Trindade - "Trindade Brabo" (1838-1915): é o patriarca da família "Trindade"... Do tronco "Almeida/Mello", originou as seis mais influentes famílias da emergente cidade de Bela Vista-MS e suas adjacências: os "Mello" - os "Pinheiro" - os "Carneiro" - os "Loureiro" - os " Trindade" e os "Moreira-I"... Antonio Ignácio da Trindade era natural de Palmeira das Missões, distrito de Cruz Alta-RS... Vivia da lida de gado... Com o advento da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), incorporou-se ao 1º Corpo de Voluntários da Pátria, do qual foi transferido para o batalhão do legendário General Manoel Luis Osório - "o Marquês do Herval"... Por sua valente atuação nos conflitos, ficou conhecido por "Trindade Brabo"... Ao fim da guerra recebeu do Governo Imperial uma sesmaria, na Província do Mato Grosso, em reconhecimento aos serviços prestados... chegando ao Mato Grosso, conheceu outro gaúcho - Thomaz Larangeira - líder da pioneira extração de erva-mate... Aconselhado por este, optou por receber do Governo, terras localizadas nas proximidades da "Colônia Militar dos Dourados"... Área de terras que chamou de "Fazenda Estrella"... Casou em 1ª núpcias com Eliza de Almeida Mello, filha do casal Joaquim Ferreira Mello e Anna da Conceição Almeida, com quem teve treze filhos... Eliza veio a falecer de parto aos 38 anos de idade... Adquiriu segunda propriedade (parte da Fazenda Alinane - a que deu o nome de "Fazenda Boritizal"), localizada na região da Vila de Aquidauana, que ajudou a fundar em 1896... Contraiu 2ª núpcias com Ambrozina Mallet (viúva de um irmão do Marechal Mallet), com quem não deixou descendência... Veio a falecer em 1915, na cidade de Campo Grande-MS, aos 77 anos de idade, vítima de suicídio.

08 - Manoel Moreira (1853-1927): é o patriarca da família "Moreira-I"... Do tronco "Almeida/Mello", originaram as seis mais influentes famílias da emergente cidade de Bela Vista-MS e suas adjacências: os "Mello" - os "Pinheiro" - os "Carneiro" - os "Loureiro" - os "Trindade" e os "Moreira-I"... Manoel Moreira nasceu em 1853, na localidade de Bouça, distrito de Rio Mau, freguesia de São Paulo do Sebolido, em Portugal... Em 1866 (com 13 anos de idade), desembarcou na Província de Salto, no Uruguay, de onde passou para o Rio Grande do Sul, onde permaneceu por algum tempo na região de fronteira... Posteriormente, Manoel Moreira resolve embarcar na Argentina, com destino a Corumbá e logo após, para Aquidauana-MS, onde chegou em 1890, aos 37 anos de idade... Trazia mercadorias para negociar (era mascate)... Veio em companhia do amigo chamado Thomaz da Rosa... Casou-se em 1893, na Fazenda do Boriti, com a Senhora Josephina Mello Trindade - "Sinhá", filha de Antonio Ignácio da Trindade - um dos fundadores de Aquidauana-MS. O casal teve 12 filhos... Em 1900 a família mudou-se da Fazenda Boriti para a fazenda Estrela em Ponta Porã-MS... Retornou a Portugal por duas vezes, tendo em 1905, trazido seu irmão menor - Adão Moreira, que fixou residência em Bela Vista-MS, onde tornou-se comerciante... Em 1913, foi vereador no período de instalação da primeira Câmara Municipal e Presidente da casa em 1914... Nos anos de 1925/26, construiu o mais solene casarão de Ponta Porã-MS - o "Solar dos Leões", que não chegou a ocupar... Faleceu em 1927, em Ponta Porã-MS, aos 74 anos de idade, onde acha-se sepultado.

09 - Francisco Loureiro de Almeida (IGN-IGN): é o patriarca da família "Loureiro". Deu origem a uma das seis famílias mais influentes de Bela Vista-MS e suas ad jacências: os "Mello"... os "Pinheiro"... os "Carneiro"... os "Loureiro"... os "Trindade" e os "Moreira-I". Contraiu matrimônio com dona Maria Benedicta de Almeida Mello, com quem teve oito filhos... Era genro do casal "Almeida/Mello" (Joaquim F. Mello e Anna da Conceição Almeida)...  Inicialmente, estabeleceram-se na vila de Nioaque em período posterior à Guerra do Paraguai... Anos depois, vieram a estabelecer-se em nossa região... Suas terras (fazenda) foram adquiridas, diretamente de Dona Senhorinha Maria da Conceição Barbosa Lopes (viúva do Guia Lopes)... Não há registro dos locais onde faleceu e foi sepultado.

  10 - Antonio Diogo Garcia de Souza (IGN-1912): é o patriarca da família "Garcia de Souza" para nossa região... Contraiu matrimônio com Dona Anna da Conceição Loureiro de Almeida ("Sinhá") - neta do casal "Almeida/Mello", com quem teve dez filhos - portanto, deu origem indiretamente, a uma sétima família oriunda do tronco "Almeida/Mello"  (Joaquim F. Mello e Anna da Conceição Almeida). Vieram para nossa região em período posterior à Guerra do Paraguai... Foi vereador em Bela Vista-MS (1909/1911)... O sempre lembrado Celeido Garcia de Souza, era seu neto e desempenhou a função de Delegado de Polícia em nosso Município...  Faleceu em Bela Vista-MS, em 27 Jun 1912.

11 - Joaquim Augusto de Oliveira Salazar Cezar - "Joaquim Cezar" (1858-1942): é o patriarca da família "Cezar" para nossa região... Oriundo do Rio Grande do Sul, veio para Mato Grosso do Sul, fixando-se, inicialmente, na vila de Nioaque-MS, onde entrou para a maçonaria. Com o advento da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, em 1914, mudou para Campo Grande-MS.. Contraiu matrimônio com dona Rosálida Garcia de Souza, com quem teve nove filhos ... O casal tornou-se proprietário de parte da fazenda "São Roque", herança de sua esposa... Sua neta Nazir Souza Cezar contraiu matrimônio com João Loureiro Pinheiro, bisneto do casal "Almeida/Mello" (Joaquim F. Mello e Anna da Conceição Almeida); dando origem, indiretamente, pode-se dizer, a uma oitava família do tronco "Almeida/Mello"... Um outro descendente seu - Ginez Cesar - é apresentador do noticiário "Bom dia MS", da TV Morena  - Canal 9... Joaquim Cezar era descendente de portugueses e primo do Primeiro Ministro de Portugal - Antonio de Oliveira Salazar... Faleceu em 1942, em Campo Grande-MS, onde acha se pultado.

12 - João Ferreira Mascarenhas - "Jango Mascarenhas" (1864-1901): é o patriarca da família "Mascarenhas" para nossa região... Nasceu em 26 de outubro de 1864, na vila de Nioaque-MS (Fazenda Correntes)... No sul do Estado do  Mato Grosso, liderou a contra-revolução de 1892, em oposição a Antonio Maria Coelho e o Cel Barbosa, que intentaram proclamar a independência do Mato Grosso, criando a "República Transatlântica de Mato Grosso"... Foi o segundo líder divisionista do antigo Estado do Mato Grosso uno, tendo inclusive, combatido o Cap Muzzi (primeiro divisionista) na revolução de 1896... Contraiu matrimônio com Dona Delmira Mascarenhas, com quem teve três filhos... Um de seus filhos, Alvaro da Silveira Mascarenhas, tornou-se Prefeito de Bela Vista-MS (1951/1955)... Sendo homenageado com uma praça que leva seu nome (praça Álvaro Mascarenhas) ... Jango Faleceu em outubro de 1901, em confronto com forças de Bento Xavier da Silva (terceiro líder divisionista), em suas terras, às margens do ribeirão Taquarussu.

 13 - João Caetano Teixeira Muzzi - "Cap Muzzi" (1846-1908): é o patriarca da família "Muzzi"... Integrou as forças do Cel Camisão na Guerra do Paraguai... Pertenceu ao 17º Batalhão de Voluntários da Pátria, tendo inclusive, combatido na "Batalha de Nhandipá" (11 de Maio de 1867), durante a Retirada da Laguna... Contraiu matrimônio em primeira núpcias com Dona Dolores Arguelho, com quem teve um filho e, em segunda núpcias com Philomena Chaves, com quem teve três filhos... Foi o primeiro líder divisionista do antigo Estado do Mato Grosso, tendo inclusive, fundado um partido (o Autonomista)... Liderou a revolução de 1896, que leva o seu nome... Derrotado em suas terras por Jango Mascarenhas (segundo divisionista), retirou-se para o Paraguai, onde veio a falecer em 1908, na cidade de Concepción... Seus restos mortais foram transladados para o cemitério de Bela Vista-MS, onde se encontram.

14 - Thomáz Laranjeira - "Comendador Thomáz Laranjeira" (1840-1911): é o patriarca da família "Laranjeira" para nossa região. Era gaúcho e fez parte da Comissão de Limites Brasil/Paraguai, de 1872/1874... Grande conhecedor de erva-mate e seu beneficiamento... Junto com os irmãos "Murtinho", fundou em 1883, a Companhia Mate Laranjeira, com concessão de terras em mais de uma região do Estado do MT... A famosa "Fazenda Margarida", hoje propriedade dos descendentes de Mario Mendes Gonçalves, pertenceu a Cia Mate Laranjeira... Faleceu em 18 de dezembro de 1911, aos 71 anos de idade e acha-se sepultado no cemitério "São João Batista", na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

15 - João Jacinto Leite (1841-1902): é o patriarca da família "Leite" para a região de Bela Vista-MS... É a primeira família vinda do Rio Grande do Sul, logo após a Guerra do Paraguai, que se tem notícia... Por aqui chegou nos idos de 1880, vindo de Santana do Livramento-RS... Comprou uma posse de terras de Inácio Gonçalves Barbosa Sobrinho a que deu nome de Fazenda Santa Eufrázia... Participou da contra-revolução de 1892, ao lado de Jango Mascarenhas, de quem era auxiliar de confiança... Contraiu matrimônio com Dona Eufrásia Fernandes Leite, a quem homenageou dando o nome à sua fazenda... Chegou a Assembléia Legislativa em 1900... Mas, acometido de grave moléstia, veio a falecer, em 13 de julho de 1902, na cidade de Concepción, no Paraguai, onde fora tratar-se.

16 - Zózimo Francisco Gonçalves (1843-1924): é o patriarca da família "Gonçalves"... Foi Ten Cel da Guarda Nacional e combateu na Guerra do Paraguai no Teatro de Operações do Rio Grande do Sul... Veio para Mato Grosso fixando-se, inicialmente na vila de Nioaque-MS, tornando-se seu primeiro prefeito... Também exerceu o cargo de Juíz de direito daquela comarca... Mais tarde veio para Bela Vista-MS, onde desempenhou os cargos de: delegado de polícia, promotor de justiça, vice-prefeito, vereador e presidente da Câmara Municipal... Contraiu matrimônio em primeira núpcias com Dona Rosália Mena Gonçalves, com quem teve dois filhos e, em segunda núpcias com Dona Leocádia Alves Salgueiro, com quem teve cinco filhos... Foi proprietário das fazendas "Aurora" e "Triunpho"... Faleceu em 2 de outubro de 1924, e acha-se sepultado em Bela Vista-MS... Seu filho Antonino Mena Gonçalves, foi coronel do Exército, e em 1930, foi nomeado Interventor Federal do Estado do Mato Grosso-MT... A administração do município de Campo Grande-MS, homenageou-o, dando seu nome a dois logradouros da cidade (uma avenida e um bairro)... Faleceu em 2 de outubro de 1924, e acha-se sepultado em Bela Vista-MS.

17 - João Martins Leite (1841-1912): é o patriarca da família "Leite", para a região  de Caracol-MS... Nasceu em 1841, na cidade de Bagé-RS... Veio definitivamente do Rio Grande do Sul, nos idos de 1887, fixando residência em uma gleba de terras devolutas (hoje pertencentes ao Município de Caracol-MS), a que deu o nome de fazenda Espírito Santo... Em 11 de Outubro de 1999, em sua homenagem, foi erigido um busto em praça pública daquele município... Contraiu matrimônio em primeira núpcias com Dona Ana Maria Mendes, com quem teve seis filhos, e em se gunda núpcias com Dona Joaquina Francisca Martins Leite, com quem teve cinco filhos... Faleceu no município de Caracol-MS, em 1912, e acha-se sepultado na fazenda Espírito Santo - Município de Caracol-MS.

18 - Firmino Rodrigues de Miranda (1856-1936): é o patriarca da família "Miranda"... Nasceu em 1856, na cidade de São Borja-RS... Veio definitivamente do Rio Grande do Sul nos idos de 1887, chefiando uma expedição de várias famílias... Fixou residência em uma gleba de terras devolutas (hoje pertencentes ao município de Caracol-MS), que deu origem a várias fazendas, entre as quais: São João, Bocajá, Carandá, etc... Foi casado em primeira núpcias com a Senhora Luiza Ledesma, com quem teve uma filha; e em segunda núpcias com a Senhora Angélica Maria Ribeiro Ferreira, com quem teve treze filhos... Faleceu no município de Caracol-MS (Fazenda Carandá), em 1936, e acha-se sepultado no "Cemitério da Família Miranda", na antiga fazenda São João (atualmente, parte das fazendas Carandá e Bahia).

19 - Alipio Felippe dos Santos (1875-1957): é o patriarca da família "dos Santos"... Natural do Rio Grande do Sul onde nasceu em 1875... Veio definitivamente de sua terra natal, em 1887, integrando uma expedição de várias famílias, lideradas pelo Cel Firmino Miranda (patriarca da família "Miranda")... Fixou residência em uma gleba de terras devolutas, à que deu o nome de fazenda _______________(hoje pertencente ao Município de Caracol-MS). Foi casado em primeira núpcias com a Senhora Darcíria Ferreira, com quem teve dois filhos, e em segunda núpcias com a Senhora Aidé Ferreira (sua cunhada), com quem teve quatorze filhos... Foi Alipio dos Santos, seus filhos e genros, os protagonistas do rumoroso caso do lendário "Capitão Silvino Jacques"  (1937-1939); registrado nos anais da história do sul do antigo Estado do Mato Grosso-MT... Faleceu em Bela Vista-MS em 1957 e acha-se sepultado no cemitério público do bairro Água-Doce.

20 - José Fernandes da Silva (IGN-IGN): é o patriarca da família "Fernandes da Silva"... Oriundo da região de São Borja, Estado do Rio Grande do Sul, veio definitivamente de sua terra natal em 1887, integrando uma expedição de várias famílias, lideradas pelo Cel Firmino Miranda (patriarca da família "Miranda")... Fixou residência em uma área de terras devolutas, localiza da nas imediações do cemitério  público   do Município de Caracol-MS, à época... Foi casado em primeira núpcias com a Senhora Sebastiana Esquibel, com quem teve sete filhos, e em segunda núpcias com a Senhora Margarida Espinosa, com quem não teve descendência... Faleceu no município de ____________________ e acha-se sepultado no cemitério público desta localidade.
                                          
21 - Dionisio Garcia (1876-1945): é o patriarca da família "Garcia". Natural da República do Paraguai... Nasceu em 1876 e veio definitivamente, para Mato Grosso (atual MS) em 1887, integrando uma expedição de várias famílias, lideradas pelo Cel Firmino Miranda (patriarca da família "Miranda")... Fixou residência em uma gleba de terras devolutas (hoje pertencentes ao Município de Caracol-MS), que deu origem às antigas fazendas: São Simão, São Vicente e São Martim... Foi casado com a Senhora Coralina Ferreira, com quem teve sete filhos... Faleceu no município de Bela Vista-MS, em 1945 e acha-se sepultado no cemitério municipal do bairro Água-Doce.

22 - Donato Godoy da Silva (1881-1985): é o patriarca da família "Godoy" acha-se como patriarca desta família "in memoriam de Maurilio Godoy" (1857-1922)... Donato Godoy nasceu em 1891, ocasião que veio para Mato Grosso (atual MS) com os pais, que integraram uma expedição de várias famílias, lideradas pelo Cel Firmino Miranda (patriarca da família "Miranda")... Seus pais fixaram residência, em 1896, em uma gleba de terras devolutas a que deram o nome de fazenda Palmeira... Maurilio Godoy foi casado com a senhora Guilhermina da Silva, com quem teve nove filhos... Seu filho Donato foi casado com a Senhora Castorina Ferreira Leite, com quem teve doze filhos... Maurilio Godoy faleceu em 26 de julho de 1922, em sua fazenda,  vítima de um mal súbito, e acha-se sepultado no cemitério da fazenda Palmeira - Município de Caracol-MS... Seu filho Donato Godoy veio a  falecer no município de Bela Vista-MS, em 1985 e acha-se sepultado no cemitério da fazenda São Miguel, localizada no município de Porto Murtinho-MS.

23 - Bento Xavier da Silva (1862-1915): é o patriarca da família "Xavier da Silva".. Nasceu no Estado do Rio Grande do Sul, em 1862, na cidade de Santana do Livramento... Na década de 1890 já se encontrava em nossas paragens... Foi o "Terceiro Líder Divisionista" do Estado do Mato Grosso-MT... Insuflado pelos políticos de Cuiabá, pegou em armas contra o Cel Jango Mascarenhas (2º Divisionista); vindo este a falecer em 1902, em combate travado em suas terras às margens do ribeirão Taquaruçu... Liderou um movimento revolucionário-divisionista, a que deu o nome de "Revolução da Paz". Fixou residência em uma gleba de terras, mais tarde denominada de fazenda Aurora... Foi casado em primeira núpcias com a Senhora Engracia Cavalheiro Leite, com quem teve três filhos,   e em segunda núpcias com a Senhora Etelvina Garcia Xavier, de cuja união não se conhece descendência... Faleceu em 1915, na cidade de Belém no Paraguai, onde acha-se sepultado.

24 - João Luiz Gomes (1850 - 1901): Natural da Província de Alagoas, combateu na Guerra da Tríplice Aliança... Ao fim do conflito, permaneceu cerca de dois anos em Assunsão-PY, onde conheceu sua esposa Dona Carlota Almiron López (paraguaia) e nasceu seu primogênito João Luiz Gomes Filho... Transferido para a Fortaleza da Laje-RJ, onde nasceram as filhas: Sylvia e Isabel... Foi transferido posteriormente, para Ladário-MT, onde nasceu o filho Manoel Gomes... Com a criação da Agência Fiscal da Colônia Militar dos Dourados, por Ato 734, de 5 de janeiro de 1885, foi algum tempo depois, nomeado para ser seu diretor em substituição ao capitão Rogaciano Monteiro de Lima, e onde nasceram os filhos: Maria Salomé, Elisa, Cristina e Antonio... Seu primogênito - João Luiz Gomes Filho (      - 1928), seguiu a carreira militar atingindo a patente de major de cavalaria, que em 1897, como alferes cadete, participou do conflito de Canudos... Extinta a agência fiscal (antiga Colônia Militar dos Dourados), em 30 de dezembro de 1895, pela Lei nº 360, o major João Luiz Gomes foi transferido para a reserva; ocasião que requereu do governo federal, por direito adquirido do Império, a concessão de 2.600 ha naquela localidade, instalando sua propriedade com a denominação de "Fazenda da Resignação" (atual Parque Histórico Colônia Militar dos Dourados)... O major Art  João Luiz Gomes veio a falecer em sua propriedade, em 1901, com cinquenta e um anos de idade, e onde se acha sepultado... Em 1947, veio a falecer na sede da propriedade, sua viúva Dona Carlota Almiron López e onde se acha sepultada... Com a morte dos genitores (Maj Gomes e D. Carlota), procedeu-se a partilha dos bens, que aos poucos foram sendo vendidos a terceiros... Em 1957, foi doado ao Exército por intermédio do coronel José Cancelo Santiago - por Dona Sylvia Gomes - filha e herdeira do major Gomes, uma área de 30 ha - onde situava a antiga Colônia Militar dos Dourados... Os restos mortais de Dona Sylvia Gomes e do coronel José Cancelo Santiago, acham-se sepultados, em local de destaque, logo à entrada do Parque Histórico Colônia Militar dos Dourados... Por inexistência da foto do Maj João Luiz Gomes, foi colocada em sua memoria, a foto de seu primogênito (Maj João Luiz Gomes Filho).             

25 - Francisco David Medeiros (IGN - IGN): é o patriarca geral da família "Medeiros", para a região de Bela Vista-MS, Nioaque-MS e adjacências... Integrou as forças brasileiras que combateram no "Teatro de Operações ao Sul"  (Rio Grande do Sul - Argentina e Paraguai), durante a Guerra da Tríplice Aliança... Findo a guerra, já no posto de major, casou-se com a senhora Josefina Sanhudo, no Município de Alegrete, Província do Rio Grande do Sul, com quem teve seis filhos... A partir de 1880, começaram a chegar em nossa região, os primeiros rio-grandense-do sul: João Jacinto Leite, Zózimo Francisco Gonçalves, Francisco David Medeiros e outros... O Maj David Medeiros era natural de Santa Maria-RS... Veio para o Mato Grosso acompanhado dos familiares, à princípio em Bela Vista-MS e, posteriormente, radicou-se na Vila de Nioaque-MS... Adquiriu propriedades em ambas as localidades, onde os filhos afazendaram: Israel David Medeiros - na fazenda "Piripucu", em Bela Vista-MS; Olympio David Medeiros - na fazenda "Capão Alto", em Bela Vista-MS; Norberto David Medeiros - na fazenda "Independência", em Bela Vista-MS e fazenda "Lageado", em Nioaque-MS e, Oclécio David Medeiros - na fazenda "Santa Vitória", em Bela Vista-MS... O Maj Francisco David Medeiros, simpatizante do Movimento Revolucionário de 1892, chefiado pelo Coronel Barbosa, participou antepondo-se à contra-revolução do sul do Estado, chefiada pelo Coronel João Ferreira Mascarenhas (Jango Mascarenhas)... Vencido o movimento pelos contra-revolucionários, ele se retirou para a região de Bela Vista-MS, onde possuía as fazendas acima citadas... veio a falecer em (data), no município de Nioaque-MS, onde acha-se sepultado.

26 - Luiz Zeferino Moreira - "Alferes Moreira" ( IGN - IGN): é o patriarca da família "Moreira-II" de nossa região... Veio da Província da Bahia, por volta de 1884, classificado que fora para servir no 1º Corpo de Cavalaria (atual 10º R C Mec - RAJ), sediado na vila de Nioaque-MS, à época... Ao passar pela Província do Rio de Janeiro, a caminho da Província do Mato Grosso, conheceu e trouxe a jovem Ercília Moreira dos Santos, com quem veio a se casar anos mais tarde e com ela teve __ filhos .... Já em sua nova guarnição militar, fora designado para assumir o comando do Destacamento Militar de Bela Vista-MS (subordinado à guarnição de Nioaque-MS)... Em 1885, estando destacado, achava-se no comando da guarnição de Nioaque o Maj Frederico Solon Sampaio Ribeiro (atual patrono do 17º R C Mec) e que por força da Ordem do Dia nº 245, de 1º de setembro de 1885, passou o comando da guarnição militar ao bravo e inexcedível tenente-coronel graduado Pedro José Rufino, que comandou aquele quartel na Retirada da Laguna com a denominação de 1º Corpo de Caçadores a Cavalo (atual 10º R C Mec - RAJ), ocasião que elogiou e agradeceu publicamente, o comandante do destacamento militar de Bela Vista-MS - Alferes Luiz Zeferino Moreira, pela honestidade, zelo e atividade com que desempenhou os deveres militares a seu cargo... Ao passar para a reserva, ainda desempenhou a função de delegado de polícia da região de Bonito (distrito do município de Miranda-MS), vindo a falecer no cumprimento do serviço, no encalço de dois foras-da-lei, sendo alvejado por um dos meliantes, ocasionando sua morte... Acha-se sepultado naquela localidade.

27 - Firmiano Rodrigues - "Maj Firmiano" (1869 - 1942): Nasceu em 9 de março de 1869, no município de São Borja-RS... Veio de Santa Maria-RS pela Argentina e Paraguai, a cavalo, juntamente com membros da "família Lino" - traziam, para negócio, grande tropa de muares e cavalares ... Por aqui chegaram por volta de 1901.
Em 12 de maio de 1905, foi agraciado pelo Presidente da Província de Mato Grosso - Cel Antonio Pedro Alves de Barros, com a "Carta Patente" - no posto de major da Guarda Nacional e, nomeado para a função de chefe comandante do Corpo de Polícia Militar, do sul do Estado (Art. 1° da Lei n° 317, de 4 de abril de 1902) - para atuar em Bela Vista-MT (atual MS), distrito de Nioaque-MS...  Seu escritório funcionou, provisoriamente, em sua residência.
Foi delegado de polícia entre os anos de 1920 a 1937, ocasião que passou a função a Thimóteo Pereira da Rosa (pai de Gentil Vargas da Rosa - também, delegado de polícia)...
Contraiu matrimônio com Otília Lino, com quem teve uma prole de onze filhos... Inicialmente, fixara residência em Bella Vista Norte-PY e, definitivamente à rua José Lopes (atual rua Guia Lopes), n° 749 - adquirida de Arthur Ledur Rodrigues...
Durante sua vida, foi também, pecuarista, tendo adquirido a fazenda Pirapokã (atual Pirapoca)... Faleceu em 15 de outubro de 1942, com a idade de 73 anos e, acha-se sepultado em Bela Vista-MS, no cemitério público do bairro Nunca-Te-Vi.

(PÁGINA EM CONSTRUÇÃO)

10 comentários:

Unknown disse...

Muito bom... Sempre bom saber mais da nossa história... Parabens!!!

GlitaGrrl disse...

Oi!
Sou descendente de Joaquim Cesar (Joaquim Augusto de Oliveira Salazar Cezar) e adoraria ver esse quadro que tem a foto no seu blog. Nao moro no Brasil entao teria que ir para ver, mais me conte aonde esta po favor.
Obrigada

GlitaGrrl disse...

Ola,
Adorei seu blog. Minha mae e bisneta de Joaquim Augusto de Oliveira Salazar César. Adoraria saber onde esta este quadro dele. Nao moro no Brasil mais mesmo assim gostaria de saber para aminha proxima visita.
Muito obrigada

S Séregio disse...

Parabéns...

Eu sou bisneto de Antonio Garcia de Souza, fiquei muito satisfeito de ter obtido essas informações, ajudou-me tanto no conhecimento de nossa história como particularmente de meus antepassados. Mostrei a matéria para minha avó de cem anos elá é nora de Antonio Garcia de Souza.
Muito obrigado.

Katia Mello Cesar Corazza disse...

Gostei muito de ver as fotos/comentários de meus bisavós (Joaquim Augusto de Oliveira, Salazar Cezar Antonio Diogo Garcia de Souza, Eponina de Almeida Carneiro e Athanásio de Almeida Mello)e mais ainda saber q tenho parentes que não conheço. Um abraço pra vc GlitoGrrl.

Unknown disse...

Congratulações!!

Adorei saber que as pessoas que são queridas não foram esquecidas.

Sou neta de Deolinda Martins Barbosa, neta de Senhorinha Barbosa que herdou a Faz. Jardim onde nasci.

Muito obrigada
São Paulo 30 de setembro de 2010

RFurlan disse...

Caríssimos,

Sou "neta" de Bela Vista e muito me alegrou saber a respeito do museu.

Temos uma cultura fantástica e uma história riquíssima que por muito tempo temi que se perdesse com o passar do tempo e de nossos antepassados.

Agora finalmente creio que estará preservada.

Quiçá as próximas gerações possam reconhecer a importância disto tudo e se disponham a manter o museu.

Meus parabéns!

Gustavo disse...

Bom dia!!!

Senhores, gostaria muito de saber e de ver fotos sobre a familia Duprat e Cavalheiro, Samuel Duprat, Joana Duprat é minha bisavó, gostaria de saber mais sobre ela... O meu e-mail é gustavogvr@hotmail.com

Gustavo disse...

Bom dia!!!

Meu avô, Emiliano dos Reis Vicente, serviu neste regimento no final da década de 20, possivelmente a partir do ano de 1928, gostaria de saber se existe fotos, documentos ou algo que prove a sua passagem, naquela época, este regimento era denominado de cavalaria ligeira e ele cuidava dos cavalos, (parte da veterinária).
O meu e-mail é gustavogvr@hotmail.com

bruna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.